Há dois surtos em dois lares da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos com um total de 74 infetados – 54 utentes e 20 funcionários, revelou hoje a instituição.
Um surto é no Lar Rainha D. Leonor, onde se registam 38 utentes e 12 colaboradores com resultados positivos. E no Lar da Misericórdia o surto afeta 16 utentes e oito colaboradores.
“Nas restantes estruturas residenciais para pessoas idosas, Lar Nossa Sra. da Misericórdia, Lar Santo André e Lar Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa, bem como na Unidade de Cuidados Continuados Integrados, têm vindo a ser realizados testes, não se registando neste momento qualquer caso positivo para SARS-CoV-2, nem em utentes nem em colaboradores”, salienta a Misericórdia em comunicado.
Numa das quatro unidades de Educação na Infância, Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa (Silveiros), duas crianças tiveram resultado positivo, tendo sido infetadas em contexto familiar.
As crianças já se encontravam em isolamento domiciliário, quando realizaram o teste, mas, por uma questão de precaução, as respetivas turmas foram enviadas para casa, acrescenta a instituição.
“Todas as famílias – quer nas referidas estruturas residenciais para Pessoas Idosas, quer na unidade de Educação na Infância – foram de imediato informadas”, refere o comunicado, concluindo que a Misericórdia está, “desde o primeiro momento, focada em proteger e assegurar os melhores cuidados possíveis aos cerca de 1700 utentes que serve diariamente e aos seus mais de 400 colaboradores”.
Recorde-se que a Misericórdia já tinha registado surtos no Lar de Santo André e no Centro Infantil de Barcelos.