Sporting feminino quebra jejum de 37 anos ao vencer Taça de ‘vólei’ em Viana

Contra o FC Porto
Sporting feminino quebra jejum de 37 anos ao vencer taça de 'vólei' em viana

O Sporting conquistou no sábado na ‘negra’ a terceira Taça de Portugal feminina de voleibol da sua história, ao bater por 3-2 uma AJM/FC Porto propensa ao erro em momentos cruciais do encontro, numa partida que teve palco em Viana do Castelo, Cidade Europeia do Desporto.

As ‘verde e brancas’ impuseram-se na ‘negra’ por 15-13, depois de um empate a dois nos quatro primeiros ‘sets’, pelos parciais de 25-22, 23-25, 23-25 e 25-17, evidenciando um jogo renhido que foi decidido em detalhes e na capacidade coletiva das lisboetas, ante os muitos erros das portistas.

O primeiro ‘set’ ficou marcado pelos muitos erros das ‘azuis e brancas’, sobretudo no serviço, e apesar de as lisboetas ainda terem consentido uma recuperação, acabaram por se impor por 25-22.

A toada ofensiva das jogadoras do projeto Academia José Moreira acabou por dar frutos nos dois ‘sets’ seguintes, decididos sempre por 25-23, com Kyra Holt e ‘companhia’ a acertarem para ‘virar’ o encontro, sobretudo quando Ana Gamboa, uma das melhores, podia servir.

O quarto ‘set’ decorreu renhido, como toda a final, e Gamboa voltou a fazer a diferença, mas um ‘time out’ na altura certa, pedido por Rui Costa, relançou as ‘leoas’, que ‘viraram’ (14-13), com várias igualdades trocadas até ao 17-17.

Daí, a equipa orientada por Rui Moreira ‘colapsou’ e permitiu oito pontos sem resposta que ‘forçaram’ a negra, que começou com mais três pontos seguidos a que as portistas não conseguiram responder.

As nortenhas igualaram a três, mas trocaram de campo atrás no marcador (8-5), com as sportinguistas a apoiarem-se na oposto mexicana Fernanda Gómez, decisiva na ‘negra’.

Depois de uma igualdade a 12, bem ‘suada’, a equipa leonina conseguiu superiorizar-se e trazer ao voleibol do Sporting, que esteve parado durante 25 anos, um importante título no regresso à modalidade, concretizado há seis épocas, depois de um ‘bis’ na Taça entre 1984 e 1986.

É o terceiro título para as lisboetas, e o primeiro em quase 40 anos, depois de duas vitórias em 1984/86 e 1985/86, igualando os três do Atlético CP ao suceder ao Leixões, que tinha vencido as últimas duas edições e é o recordista da prova, com 10 cetros conquistados.

Decidido na superior capacidade coletiva e defensiva do Sporting, perante o risco excessivo assumido pela ofensiva da AJM/FC Porto, o jogo teve na ‘excecional’ Victoria Pinto um claro destaque, com 28 pontos, acima dos 15 de Ana Gamboa e dos 14 de Tia Jimerson, além de uma grande exibição da líbero Joana Resende.

Do lado das lisboetas, Bárbara Gomes assumiu as despesas e anotou 18 pontos, além de ter estado eficaz na receção, e Aline Timm mostrou-se em bom plano no bloco.

Ficha de Jogo

Jogo realizado no Centro Cultural de Viana do Castelo, em Viana do Castelo.

AJM/FC Porto – Sporting, 2-3

Parciais: 22-25 (29 minutos), 25-23 (28), 25-23 (31), 17-25 (29) e 13-15 (20).

Sob a arbitragem de Rui Reis e Ricardo Ferreira, as equipas alinharam:

– AJM/FC Porto: Jurja Vlasic, Ana Gamboa, Victoria Pinto, Tia Jimerson, Kyra Holt e Joana Resende (líbero 1). Jogaram ainda: Janaína Vieira, Beatriz Moreira, Thuany Bardin e Aline Renata.

Treinador: Rui Moreira.

– Sporting: Bárbara Gomes, Vanessa Paquete, Thaís Saraiva, Ana Figueiras, Jady Gerotto e Aline Timm. Jogaram ainda: Daniela Loureiro (líbero 1), Daniana Pereira, Greta Martinelli, Rafaela Bonifácio e Fernanda.

Treinador: Rui Costa.

Assistência: Cerca de 700 espetadores.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Mimicat vence festival da canção (com um grande coração de viana ao pescoço)

Mimicat vence Festival da Canção (com um grande coração de Viana ao pescoço)

Próximo Artigo
Navios oceânicos 'made in' viana despedem-se dos pinguins e das focas. "voltaremos em novembro"

Navios oceânicos 'made in' Viana despedem-se dos pinguins e das focas. "Voltaremos em novembro"

Artigos Relacionados