Mimicat vence Festival da Canção (com um grande coração de Viana ao pescoço)

Sucede a MARO, que em 2022 ‘arrancou’ o 9.º lugar, em Turim, Itália
Foto: RTP

Mimicat será a representante de Portugal no 67.º Festival Eurovisão da Canção, marcado para maio no Reino Unido, depois de ter vencido o 57.º Festival da Canção, que decorreu este sábado à noite, em Lisboa, numa final na qual competiram 13 canções.

Marisa Isabel Lopes Mena, de 33 anos, cantora de Coimbra conhecida por aquele nome artístico, levou a melhor com a música “Ai coração”, interpretada na cerimónia, onde ostentou um ‘enorme’ coração de Viana ao pescoço.


Foto: RTP

Foto: Imagens RTP

A final foi apresentada, tal como em anos anteriores, por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim, teve transmissão em direto na RTP1, a partir dos estúdios da estação pública em Lisboa.

As 13 canções em competição foram “Encruzilhada” (composta e interpretada por Churky), “Nasci Maria” (Cláudia Pascoal), “Viver” (SAL), “Ai Coração” (Mimicat), “Contraste Mudo” (You Can’t Win Charlie Brown), “Endless World” (Neon Soho), “Sapatos de Cimento” (composta por Quim Albergaria e interpretada por Esse Povo), “Povo” (Ivandro), “A festa” (Edmundo Inácio), “Goodnight” (Bárbara Tinoco), “Tormento” (Voodoo Marmalade), “Fim do mundo” (Inês Apenas) e “World needs therapy” (Dapunksportif), que integra o cartaz do Festival Sons de Vez, a decorrer, aos fins de semana, em Arcos de Valdevez .

Os temas que competiram na final foram escolhidos em duas semifinais, que se realizaram nos dias 25 de fevereiro e 04 de março, também nos estúdios da RTP em Lisboa.

O vencedor foi escolhido através do sistema de votação habitual – metade da pontuação é atribuída por um júri e a outra metade pelo voto do público. Na final, as votações do júri foram feitas por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas.

Em caso de empate, prevaleceria a escolha do público, que votou através de chamadas de valor acrescentado.

As votações estiveram abertas desde terça-feira e os números de telefone correspondentes a cada canção ficaram disponíveis nas contas do Festival da Canção nas redes sociais.

Foto: Imagens RTP

Na final deste ano, além dos artistas em competição, atuam também Salvador Sobral, David Fonseca e MARO.

O 67.º Festival Eurovisão da Canção irá decorrer em Liverpool, no Reino Unido, em maio. As duas semifinais estão marcadas para os dias 09 e 11 de maio, e a grande final para o dia 13. Portugal vai atuar na primeira semifinal.

No ano passado, a canção “Saudade, Saudade”, composta e interpretada por MARO, acompanhada ao vivo por mais quatro cantoras portuguesas, foi a vencedora do Festival da Canção.

O tema ficou em 9.º lugar no 66.º Festival Eurovisão da Canção, que aconteceu em Turim, Itália.

Portugal participou no Festival Eurovisão da Canção pela primeira vez em 1964, tendo, entretanto, falhado cinco edições (em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016).

Entre 2004 e 2007, inclusive, e em 2011, 2012, 2014, 2015 e 2019, Portugal falhou a passagem à final.

Portugal venceu pela primeira e única vez o Festival Eurovisão da Canção em 2017, com o tema “Amar pelos dois”, interpretado por Salvador Sobral e composto por Luísa Sobral. Na sequência da vitória, Lisboa acolheu, no ano seguinte, o concurso.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

"Demos um passo importante para o nosso percurso"

Próximo Artigo

Sporting feminino quebra jejum de 37 anos ao vencer Taça de 'vólei' em Viana

Artigos Relacionados
x