Shao Jieni perde e adia hipótese de qualificação olímpica no ténis de mesa

Em Guimarães
Shao jieni perde e adia hipótese de qualificação olímpica no ténis de mesa

A portuguesa Shao Jieni perdeu hoje nas meias-finais da qualificação europeia feminina de ténis de mesa para os Jogos Olímpicos Tóquio2020 perante a francesa Jia Nan Yuan, por 4-2, mas ainda se pode apurar.

A atleta lusa, número 63 do ‘ranking’ mundial, esteve a vencer por 2-1, após três parciais em que cometeu menos erros, mas foi incapaz de conter o jogo veloz da oponente, 101.ª, nos três parciais seguintes, que venceu, selando assim a qualificação por 4-2 (7-11, 11-8, 7-11, 11-5, 11-5 e 11-8).

Após novo desaire frente à gaulesa, que já a derrotara em janeiro de 2020, no apuramento olímpico de equipas femininas, em Gondomar, por 3-2, Shao Jieni vai disputar a terceira e última ronda de qualificação para os Jogos Olímpicos, com 32 atletas, hoje e domingo, novamente no Pavilhão multiusos de Guimarães.

A jogadora, de 27 anos, tem de chegar à final para repetir a presença olímpica de 2016, no Rio de Janeiro, e juntar-se ao contingente luso apurado, formado por Marcos Freitas, Tiago Apolónia e João Monteiro, em masculinos, e por Fu Yu, em femininos.

Shao Jieni comandou o primeiro parcial do início ao fim, alargando a vantagem mínima de 4-3 para 8-3, em quatro pontos nos quais Jia Nan Yuan cometeu mais erros, enviando três bolas para fora, e selou a vitória por 11-7 com uma pancada fora do alcance da oponente, mesmo forçada a jogar longe da mesa.

Depois de um segundo parcial mais equilibrado, com a francesa, mais ofensiva, a ditar quase sempre o ritmo das trocas de bola e a impor-se na fase decisiva para igualar o marcador, com 11-8, a portuguesa reassumiu o controlo do encontro no terceiro parcial, tendo estado a vencer por 9-2, antes de o fechar por 11-7.

A jogadora lusa esteve a vencer por 4-1 no arranque do quarto parcial, mas revelou crescentes dificuldades para aguentar o ritmo de jogo e viu a oponente, de 35 anos, fazer o 2-2, após uma série de oito pontos consecutivos, que transformou uma desvantagem de 5-3 num 11-5.

Nos últimos dois parciais, Shao Jieni pareceu sempre arredada da discussão do encontro, já que Jia Nan Yuan reduziu o número de bolas diretamente enviadas para fora, ao mesmo tempo que impunha uma toada muito rápida.

No último parcial, Shao Jieni ainda encurtou uma desvantagem de 8-3 para 9-7, mas já não conseguiu levar o encontro para um sétimo parcial.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Empresária do imobiliário de braga julgada por enganar sete pessoas na compra de casa

Empresária do imobiliário de Braga julgada por enganar sete pessoas na compra de casa

Próximo Artigo
Gnr cria posto no gerês para socorrer turistas que caem ou se perdem nos trilhos

GNR cria posto no Gerês para socorrer turistas que caem ou se perdem nos trilhos

Artigos Relacionados