O TheFork, plataforma de reservas de restaurantes na Europa, indica que há um aumento de 82% nas
reservas para a Semana Santa deste ano, em Braga, em comparação com o ano passado.
Houve um “crescimento significativo de 21% nas reservas”, em todo a nível nacional. Embora Lisboa e Porto liderem o total de reservas, em número absoluto, com 54% e 22%, respetivamente, é importante destacar o “notável crescimento” noutras cidades do país.
Santarém registou um impressionante aumento de 233%, seguido por Leiria com 103%, Setúbal com 102%, Aveiro com 96% e Braga com 82%.
Em relação aos gastos médios, em 2024, a plataforma estima que que os portugueses queiram gastar 25 euros por pessoa nas refeições, representando 14% das reservas feitas até ao momento.
63% do total das reservas feitas foram para o jantar. Além disso, os dias mais populares para reservar um restaurante durante este período são o sábado, sexta e quinta-feira ao jantar, seguidos pelo domingo ao almoço.
Este padrão revela a intenção dos portugueses de desfrutar de momentos especiais em família e com amigos durante todo o período festivo, aproveitando ao máximo refeições em boa companhia”, refere o TheFork.
Em termos de tipos de cozinha, os restaurantes portugueses continuam a ser os favoritos, seguidos pelo mediterrânico, italiano, internacional e os restaurantes tradicionais de peixe e marisco.