Seguir o O MINHO

Futebol

SC Braga entra em grande na Liga Europa com vitória por 3-0 sobre AEK

Liga Europa

em

O SC Braga começou hoje da melhor forma o grupo G da Liga Europa de futebol, ao vencer folgadamente o AEK Atenas por 3-0, em jogo que marcou o regresso de público ao recinto bracarense.


Na primeira partida com espectadores, no Estádio Municipal de Braga (2.196), após a interrupção das competições, em março, por causa da pandemia de covid-19, e 54 anos depois da estreia nas competições europeias precisamente diante do AEK Atenas, o SC Braga venceu com inteira justiça por 3-0, com golos de Galeno (44 minutos), Paulinho (78) e Ricardo Horta (88), e lidera, com o Leicester (que bateu o Zorya também por 3-0), o grupo G.

Os ‘arsenalistas’ entraram muito dominantes e a pressão da equipa orientada por Carlos Carvalhal chegou a ser asfixiante, para o que contribuía, também, uma gritante falta de capacidade técnica do AEK na primeira fase de construção.

Contudo, apesar do domínio, a turma bracarense não tinha arte, nem engenho para criar grandes ocasiões de golo, com exceção de um lance aos 38 minutos em que, após grande cruzamento de Paulinho da esquerda, Fransérgio cabeceou ao lado.

Foto: SC Braga

O internacional português da equipa grega Nélson Oliveira respondeu com a melhor oportunidade dos helénicos neste período (42), mas logo a seguir surgiu o primeiro golo dos minhotos, com Galeno, de cabeça, a antecipar-se a um defesa do AEK e a responder da melhor maneira a um bom cruzamento da direita de Esgaio (44).

O AEK entrou melhor na segunda parte e, aos 50 minutos, após um livre e em excelente posição, o central ucraniano Chygrynskiy rematou fraco e Matheus defendeu com facilidade.

Aos 57 minutos, um ‘tiro’ de Sequeira de fora da área obrigou o guardião grego a uma boa defesa e, quatro minutos depois, foi Fransérgio a rematar: Tsintotas defendeu e Galeno, na recarga, atirou ao lado.

O AEK era agora mais perigoso e, aos 63 minutos, o recém-entrado Tankovic ladeou Matheus, mas foi Nélson Oliveira que rematou, já de ângulo apertado, às malhas laterais.

Depois só ‘deu’ Braga e, aos 72 minutos, Ricardo Horta desperdiçou flagrante ocasião. O golo que ‘matou’ a partida surgiu aos 78 minutos, com um remate cruzado de Paulinho após uma grande jogada de Galeno.

O extremo brasileiro intercetou uma bola ainda no meio campo defensivo bracarense, tabelou com Ricardo Horta, foi galgando terreno e deixou mais dois adversários pelo caminho antes de assistir o ponta-de-lança.

A vantagem permitiu a Carlos Carvalhal gerir a equipa com vista ao ‘clássico’ minhoto de domingo, em casa do Vitória SC, e, aos 88 minutos, Ricardo Horta fez o último dos ‘arsenalistas’ a passe de Paulinho.

Ficha de jogo

Jogo no Estádio Municipal de Braga.

Sporting de Braga – AEK Atenas, 3-0.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Galeno, 44 minutos.

2-0, Paulinho, 78.

3-0, Ricardo Horta, 88.

Equipas:

– SC Braga: Matheus, Esgaio, David Carmo, Bruno Viana, Sequeira, Castro (Schettine, 90+2), Fransérgio (Moura, 84), Iuri Medeiros (André Horta, 60), Galeno (Al Musrati, 85), Ricardo Horta (João Novais, 90+2) e Paulinho.

(Suplentes: Tiago Sá, Zé Carlos, Tormena, Raúl Silva, Rolando, Moura, Al Musrati, João Novais, André Horta, Gaitán, Abel Ruiz e Schettine).

Treinador: Carlos Carvalhal.

– AEK Atenas: Panagiotis Tsintotas, Stratos Svarnas, Ionut Nedelcearu, Dmytro Chygrynskiy (Marco Livaja, 62) (Theodosis Machairas, 89), Yevhen Shakhov, Hélder Lopes, Nenad Krsticic, Stavros Vasilantonopoulos, Petros Mantalos, Nélson Oliveira e Karim Ansarifard (Muamer Tankovic, 62).

(Suplentes: Giorgos Athanasiadis, Georgios Theocharis, Ziga Laci, Nassim Hnid, Mário Mitaj, Emanuel Insúa, Muamer Tankovic, Anel Sabanadzovic, Ioannis Botos, Marco Livaja, Efthymios Chsitopoulos e Theodosis Machairas).

Treinador: Massimo Carrera.

Árbitro: Ruddy Buquet (França).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Petros Mantalos (20), Ionut Nedelcearu (34), Sequeira (55), David Carmo (56), Nélson Oliveira (67) e Esgaio (69).

Assistência: 2.196 espetadores.

(em desenvolvimento)

Anúncio

Futebol

Paulinho chamado à Seleção Nacional

Avançado do SC Braga

em

Paulinho, avançado do SC Braga, foi convocado para a Seleção Nacional. É a primeira vez que o futebolista natural de Barcelos é convocado para representar a formação das Quinas.

(em desenvolvimento)

Continuar a ler

Futebol

Vasco da Gama de Sá Pinto nos oitavos de final da Taça sul-americana

Futebol

em

Foto: DR / Arquivo

O Vasco da Gama, orientado pelo treinador português Ricardo Sá Pinto, qualificou-se na quarta-feira à noite para os oitavos de final da Taça sul-americana, ao empatar sem golos na visita ao Caracas.

Sá Pinto defendeu na capital venezuelana a vantagem da primeira mão, num jogo disputado na última semana no Rio de Janeiro e no qual garantiu a vantagem na eliminatória, com um golo de Tiago Reis, aos 88 minutos.

Na segunda mão, o técnico português mostrou que a estratégia era defender o resultado, apostando numa linha de cinco defesas, com três centrais, Miranda, Ricardo Graça e Leandro Castan.

O jogo acabou por ser favorável para os vascaínos, com o Caracas reduzido a dez jogadores, após o central Villanueva ser expulso aos 67 minutos, ao ver o segundo cartão amarelo.

Nos ‘oitavos’ da competição, o Vasco da Gama vai defrontar os argentinos do Defensa y Justicia, com o primeiro jogo fora e a segunda mão no Rio de Janeiro.

Ricardo Sá Pinto foi confirmado como treinador do Vasco da Gama em 14 de outubro, com o antigo internacional português a ter quatro jogos à frente da equipa, dois na Taça sul-americana e outros dois no ‘Brasileirão’, com uma derrota com o Corinthians, e um empate diante do Góias.

Continuar a ler

Futebol

Braga discute liderança com Leicester

Liga Europa

em

Foto: SC Braga

Benfica e SC Braga discutem hoje o comando dos respetivos grupos na Liga Europa de futebol, na receção ao Rangers e na visita a Leicester, respetivamente, com os quais repartem as lideranças das ‘poules’ D e G.

Os lisboetas são os primeiros a entrar em ação, às 17:55, no Estádio da Luz, defrontando o líder destacado do campeonato escocês, que, tal como a equipa treinada por Jorge Jesus, conta por vitórias os dois jogos disputados na prova, frente ao Lech Poznan e Standard Liège.

O Benfica, que venceu na Polónia por 4-2 e impôs-se em casa aos belgas por 3-0, procura recuperar da derrota pesada sofrida na segunda-feira, no estádio do Boavista, por 3-0, que lhe custou o comado da I Liga portuguesa, agora na posse do rival Sporting.

Os minhotos, que também ostentam um percurso 100% vitorioso na Liga Europa, graças aos triunfos sobre AEK Atenas (3-0) e Zorya (2-1), defrontam igualmente um adversário de respeito, atual segundo classificado do campeonato inglês, a partir das 20:00.

À semelhança do Braga, terceiro posicionado na liga portuguesa, o Leicester triunfou nas duas primeiras jornadas do grupo G, batendo os ucranianos por 3-0 e os gregos por 2-1, pelo que o vencedor do encontro de hoje fica com o apuramento para os 16 avos de final praticamente assegurado.

Benfica e Braga voltaram a medir forças com os mesmos adversários dentro de três semanas, com a ordem a inverter-se, enquanto nos jogos de hoje destaca-se ainda a visita do Tottenham, treinado por José Mourinho, ao reduto do Ludogorets, e a receção da Roma, orientada por Paulo Fonseca, ao Cluj.

Continuar a ler

Populares