Um Unimog, viatura todo-o-terreno de caraterísticas militares, para progressão rápida e segura no combate aos fogos florestais, é a nova coqueluche da Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga, a ser apresentada na terça-feira de manhã. Custou 75 mil euros.
A apresentação estará a cargo de Altino Bessa, o vereador que tutela os pelouros do Ambiente e da Proteção Civil, ambos nevrálgicos para a proteção da extensão mancha florestal do concelho de Braga, pela qual se tem batido desde sempre.
A nova viatura todo-o-terreno, o Unimog, usado prioritariamente para combate aos fogos florestais, vem na ocasião em que o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, anunciou que “teremos um ano muito difícil”, devido à seca e aos fogos nas florestas.
Este Unimog, Veículo Florestal de Combate a Incêndios (VFCI), é mais um investimento, a partir das propostas do comandante dos Bombeiros Sapadores de Braga, Nuno Osório, agora coadjuvado pelo adjunto técnico, Carlos Silva.
O comandante, Nuno Osório, tem pugnado, além do reforço da formação contínua, pelo renovar dos equipamentos, a partir de uma lógica de mais e melhor segurança para os cidadãos de Braga, o que passa pela segurança dos seus próprios operacionais.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga está a viver um momento alto do seu historial bicentenário, prevendo-se para breve mais investimentos, num momento em que se fala já, nos meios da proteção civil, na promoção de companhia a batalhão.