Seguir o O MINHO

Guimarães

Santuário da Penha vai ter nova imagem da Senhora de Fátima

É recebida na quarta-feira

em

Foto: DR

O Santuário da Penha, em Guimarães, vai receber e benzer uma nova imagem de Nossa Senhora de Fátima, durante a eucaristia da solenidade da Imaculada Conceição, na quarta-feira, ferido da Imaculada Conceição, pelas 16:00, foi hoje anunciado.

A nova imagem de Nossa Senhora de Fátima assinala os 70 anos da primeira presença da Virgem Peregrina na Grande Peregrinação anual à Penha de 1951 e surge depois de a imagem ter regressado ao Santuário este ano, durante quase dois meses, enchendo de alegria o coração dos cristãos da região.

“A nova e belíssima imagem, esculpida conforme a primeira representação de Nossa Senhora de Fátima, é também um gesto de sensibilidade e retribuição da Irmandade a todos os peregrinos que haviam solicitado a possibilidade mais permanente de encontro, conforto e ânimo no rosto e colo da Mãe de Deus”, afirma a Confraria em comunicado enviado a O MINHO.

“Desejamos assinalar mais um momento histórico e simbólico no Santuário da Penha, depois de este ano termos sido altar do mundo e assinalarmos os 70 anos da primeira presença da Virgem Peregrina entre nós. Também queremos expressar a todos os peregrinos a nossa comunhão com o desejo que nos manifestaram de podermos ter permanentemente a imagem de Nossa Senhora de Fátima nos nossos altares. Estamos certos que esta imagem vai continuar a ensinar a todos o imenso que a doçura e o amor operam em nós”, sustenta o juiz da Irmandade da Penha, Roriz Mendes, citado no comunicado.

A imagem será recebida e benzida no Santuário da Penha, no dia 8 de dezembro, pelas 16h00, permanecendo depois exposta, em permanência, à veneração dos fiéis.

A nova imagem reproduz fielmente o modelo da Capelinha das Aparições da Cova da Iria e é da autoria de José Neves Ferreira, escultor da Casa de Arte Sacra Fânzeres. Trata-se de uma escultura de talha, com um metro e 20 centímetros de altura, pintura a óleo e douramento a ouro. Outro pormenor é que tanto a imagem como a coroa que a ornamenta foram feitas este ano, em que se cumpriu a vinda da Virgem Peregrina ao Santuário da Penha.

Populares