O treinador português Ricardo Soares, que liderou o apuramento histórico do Gil Vicente para as competições europeias, deverá estar de saída do Al Ahly, do Egito, aponta a imprensa desportiva.
Menos de dois meses depois de assumir o comando do clube mais titulado daquele país africano, a equipa perdeu a possibilidade de chegar ao segundo lugar no campeonato, após derrota no terreno do El Gaish (1-0), no sábado, o que fará com que termine na pior posição na tabela, desde 1984 e que não se apure para a Liga dos Campeões africana, prova em que foi finalista vencido, na época que está prestes a terminar.
Em junho, logo após o primeiro apuramento europeu do clube de Barcelos e do técnico para as competições da UEFA, Ricardo Soares acabou por assinar por duas épocas e meia pelo Al Ahly, clube que já tinha sido comandado por Manuel José, técnico português que ficou na história dos egípcios.
Quando chegou à equipa, o Zamalek – equipa comandado por Jesualdo Ferreira, que entretanto se sagrou campeão – estava no primeiro lugar da liga, com 51 pontos, sendo seguido pelo Pyramids, com 49, e pelo Al Ahly, com 44 (menos três jogos).
Antes do sucesso ao leme do Gil Vicente, o técnico de 47 anos tinha orientado Torcatense, Lixa, Felgueiras, Vizela, Desportivo de Chaves, Desportivo das Aves, Académica, Covilhã e Moreirense.
O Gil Vicente, que passou a ser treinado por Ivo Vieira, foi eliminado da Liga Conferência, após duas derrotas no play-off de acesso à fase de grupos, contra os neerlandeses do AZ Alkmaar (4-0, nos Países Baixos, 0-2, em Barcelos).