Seguir o O MINHO

Braga

Ricardo Rio constrói programa eleitoral com a juventude bracarense

em

Cerca de uma centena de jovens de várias associações, instituições e das juventudes partidárias de Braga “aprovam” as políticas estruturadas pela autarquia de Braga nos últimos quatro anos. Mesmo assim, e no “Voz à Juventude”, que decorreu na TOCA, deixaram um conjunto de sugestões que Ricardo Rio, candidato da coligação “Juntos por Braga” para colocar no seu programa eleitoral.

Ideias como criar uma marca “branding” de Braga, uma feira internacional do turismo, assumir a cidade como “porta de entrada oficial no PNPG”, assumir um “balcão único da cultura”, mais espaços que promovam eventos culturais e descentralizados, “jogos olímpicos” de Braga e a requalificação do parque escolar do município, foram algumas das sugestões que Ricardo Rio ouviu dos jovens.

Para o candidato da coligação PSD/CDS-PP/PPM, a disponibilidade da juventude com contributos para as políticas da cidade e concelho é de “aplaudir”, sendo que “os jovens fazem parte da construção do futuro” e sempre fizeram parte dos planos de Ricardo Rio. “Não é de agora, pois já em 2005 já construiu o programa eleitoral a partir dos jovens”, referiu.

Ricardo Rio assumiu mesmo que a auscultação dos jovens não é só no período eleitoral. “Ao longo destes últimos quatro anos recolhemos contributos que surgiram dos jovens. A rede social, o conselho municipal da educação, o conselho da regeneração urbana, são alguns exemplos criados nestes últimos quatro anos e outros renovados”, exemplificou o candidato.

Ricardo Rio disse mesmo que algumas das ideias sugeridas no Fórum da Juventude estão já previstas e deu o exemplo das “bicicletas partilhadas, do alargamento das ciclovias ou de algumas questões relacionadas com a política de apoio aos animais no concelho”.

“São situações que fazem parte dos planos da câmara e que vão ser uma realidade. Outro exemplo, e que aqui foi discutido, é a questão de recolha de lixo orgânico urbano e o sistema como é feito. Nunca tivemos contentores à superfície, mas vamos resolver essa questão com um investimento da AGERE de 4 milhões de euros. Desta forma vão acabar os horários para colocar lixo e vai deixar de ser da forma como tem sido até ao momento”, frisou, pedindo aos jovens para “continuar a proporem ideias e projetos” para além do período eleitoral.

Já Carlos Videira, mandatário da juventude da coligação “Juntos por Braga”, disse que o fórum foi mais um momento de desafio aos jovens para lançar propostas à coligação. “Emprego e empreendedorismo, associativismo, ambiente e urbanismo, educação, cultura e desporto, foram as áreas de ação dos grupos de jovens, vindos de vários quadrantes da sociedade bracarense, que se organizaram num task force de reflexão sobre Braga, lançando propostas paras estas diferentes áreas”, disse o mandatário.

EM FOCO

Populares