Seguir o O MINHO

Região

Dos 36 concelhos com taxa de incidência máxima no Norte, 15 são no Minho

Covid-19

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO / Arquivo

Trinta e seis concelhos do Norte registaram uma taxa de incidência superior a 960 novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, com Miranda do Douro a atingir os valores mais elevados, revela hoje um relatório oficial. Destes municípios, 11 são no distrito de Braga, e quatro no de Viana do Castelo.

O documento da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), a que Lusa teve hoje acesso, reporta a evolução da situação epidemiológica entre as últimas semanas de dezembro (de 22 a 28) e as primeiras de janeiro (de 05 a 11).

Nos últimos 14 dias, foram 36 os concelhos a Norte que registaram uma taxa de incidência superior a 960 novos casos por 100 mil habitantes, mais 20 concelhos do que o anterior relatório, que tinha dados até 06 de janeiro.

Nesta última semana, 35 concelhos registaram uma taxa de incidência superior a 480 novos casos por 100 mil habitantes.

Estão nesta situação menos nove concelhos do que no anterior relatório.

Recolhimento domiciliário para todos, multas mais pesadas e escolas abertas

Segundo o documento, a taxa média da região Norte fixa-se agora nos 970 novos casos por 100 mil habitantes.

Dos 36 concelhos com uma taxa de incidência superior a 960 novos casos, onze situam-se no distrito de Braga: Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Esposende, Guimarães, Povoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vila Verde. Os concelhos do Alto Minho são Arcos de Valdevez, Caminha, Ponte da Barca e Vila Nova de Cerveira

Sucede-se o distrito de Vila Real, onde nove municípios acompanharam a elevada incidência: Boticas, Chaves, Mondim de Basto, Montalegre, Peso da Régua, Ribeira de Pena, Santa Marta de Penaguião, Valpaços e Vila Real.

Os concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso, no distrito de Bragança, também registaram valores de incidência superiores a 960 novos casos.

Multas vão ‘dobrar’ para quem não usar máscara na rua

Miranda do Douro é o concelho a Norte com a maior taxa de incidência: 3.601,8 novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Seguem-se os concelhos de Mogadouro, Boticas e Peso da Régua, onde as taxas de incidência são superiores a 1.900 novos casos.

No distrito de Aveiro [onde a ARS-N abrange sete concelhos], os municípios de Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e São João da Madeira também contabilizam mais de 960 novos casos por 100 mil habitantes.

Os concelhos da Póvoa de Varzim, Santo Tirso e Vila do Conde (no distrito do Porto) também acompanham esta tendência da taxa de incidência.

Teletrabalho obrigatório e sem necessidade de autorização da entidade empregadora

Dos 35 concelhos com uma taxa de incidência superior a 480 novos casos por 100 mil habitantes, 15 são no distrito do Porto, cinco em Viana do Castelo, cinco em Vila Real, quatro em Bragança, três em Braga e três em Aveiro.

Em Portugal, morreram 8.236 pessoas dos 507.108 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Alto Minho

Bandeira Verde Eco atribuída a seis escolas de Monção

Ambiente

Seis escolas do concelho de Monção receberam a Bandeira Verde Eco Escolas, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), para premiar as boas práticas ambientais, foi hoje divulgado.

Em comunicado enviado às redações, a autarquia destaca que “a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), secção portuguesa da Foundation for Environmental Education, reconheceu o município de Monção como “Município Parceiro Eco-Escolas 2020, legitimando a sua colaboração com a entrega de certificado oficial”.

A escola secundária e as escolas básicas Deu-la-Deu Martins, de Vale do Mouro, em Tangil, de Estrada, em Mazedo e de Pias, e o jardim de infância de Cortes foram os estabelecimentos de ensino distinguidos.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Recolhidos 164 votos de pessoas em isolamento em Viana

Eleições presidenciais 2021

Foto: DR

As equipas de recolha de votos de pessoas em confinamento obrigatório recolheram 164 votos antecipados para as eleições presidenciais de domingo em todas as 27 freguesias de Viana do Castelo, informou hoje a Câmara local.

Em comunicado enviado às redações, explicou que o trabalho de recolha dos boletins de voto destes eleitores foi feito, porta a porta, “por duas equipas, cada uma com três elementos, montadas pelas autarquias, devidamente equipadas e com regras sanitárias estritas”.

“Uma das equipas ficou responsável pela recolha de votos nos lares e a outra recolheu os votos nos domicílios de cidadãos em confinamento obrigatório. Assim, votaram nos lares 80 munícipes, tendo sido também recolhido 84 votos de munícipes em confinamento”, especifica a nota.

Continuar a ler

Braga

Vídeo mostra assaltante a furtar em loja de informática em Braga

Em São Victor

Foto: Cedida a O MINHO

A loja studionunosilva, em Braga, foi alvo de assalto na passada terça-feira, por volta das 21:00 horas, com as imagens a ficarem gravadas na videovigilância.

De acordo com Nuno Silva, empresário e proprietário da loja, o assaltante “já devia saber ao que ia”, apontando o furto de uma torre de computador especializada em ‘gaming’.

“A segurança nesta rua [José António Cruz] tem vindo a piorar ao longo dos últimos tempos. Já fomos assaltados em 2018, mas recentemente presenciei dois assaltos a outras lojas” na mesma rua, disse o proprietário a O MINHO.

Nuno Silva já apresentou queixa na PSP, apelando a um reforço policial naquela rua, sobretudo em tempo de confinamento onde circula menos gente na via pública.

Assegura ainda que, enquanto a polícia estava a registar a ocorrência na sua loja, o mesmo indivíduo estaria a assaltar outra loja na mesma rua, uma vez que disparou um alarme. No entanto, a polícia não conseguiu apanhar o ‘amigo do alheio’.

Continuar a ler

Populares