Um milhão para restaurar Igreja do Pópulo, em Braga

Conservação da igreja encontra-se num estado considerado “severo”
Foto: portugaltravel.org / DR

A candidatura a fundos comunitários apresentada pela União de Freguesias de São Lázaro e São João do Souto e a Celestial Ordem Terceira da Santíssima Trindade, para conservação da Igreja do Pópulo, foi aprovada e vai garantir um fundo de 996.628,70 euros para obras de recuperação da mesma, avançou o Correio do Minho, no domingo.

O apoio obtido foi cedido pelo programa Norte 2020 e tem como objetivo a revalorização da igreja, considerada o “expoente máximo do património religioso da união de freguesias”.

O edifico, considerado como “imóvel de interesse público”, é propriedade da Celestial Ordem Terceira da Santíssima Trindade e carece de intervenções ao nível das coberturas, torres, fachadas, pisos, tetos, caixilharia, balaustrada do coro alto, caixa do órgão, entre outros.

Segundo Jorge Pires, autarca da União de Freguesias de São Lázaro e São João do Souto ,”é urgente uma intervenção de correção de patologias para que este património, que é de todos, se perpetue no tempo e na memória coletiva dos bracarenses, contribuindo ativamente para o desenvolvimento da nossa cidade pela via da celebração litúrgica, do turismo religioso e cultural”.

O presidente da autarquia refere ainda, ao mesmo jornal, que está em vista a criação de um novo “produto turístico” assente no roteiro “Arquitetura e Culto das Irmandades do Centro Histórico de Braga” que visa dar a conhecer o património arquitetónico e religioso das freguesias.

O final das obras está previsto para 2021.

 

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados