Seguir o O MINHO

Barcelos

Mário Constantino é o candidato do PSD à Câmara de Barcelos

em

Mário Constantino. DR

A comissão política concelhia do PSD Barcelos aprovou este domingo o nome de Mário Constatino Lopes para candidato à Câmara Municipal que, desde 2009, é liderada pelo Partido Socialista.

Após um processo que começou há várias semanas e em que Francisco Dias da Silva, presidente do Óquei Clube de Barcelos foi a primeira escolha, a candidatura de Mário Constantino reuniu agora o voto unânime dos 16 membros daquela estrutura, incluindo os representantes da JSD e dos TSD. José Novais, presidente da estrutura concelhia, deverá ser o número dois da lista.

Francisco Dias da Silva, presidente do Óquei de Barcelos, era a primeira escolha do partido. Pedro Passos Coelho, presidente do partido, terá mesmo jantando com o empresário num conhecido restaurante da cidade, na tentativa de o convencer a aceitar o convite. DR

Mário Constantino Lopes tem 54 anos e é professor e advogado.  Concluiu o Curso do Magistério Primário em 1985, a Licenciatura em Educação na variante de Educação Física em 1993 e a Licenciatura em Direito em 2007. Iniciou as funções como professor do 1º Ciclo em 5 de Novembro de 1985, na Direcção Escolar de Braga e na Delegação Escolar de Barcelos e como professor de educação física em Setembro de 1993.

Exerceu funções de Vereador na Câmara Municipal de Barcelos durante dois mandatos, de março de 1998 a outubro de 2005, com os Pelouros de Acção Social, Educação, Desporto, Juventude, Cultura, Protecção Civil e Turismo e foi vice-presidente no mandato 2001/2005, na altura em que a autarquia era liderada por Fernando Reis.

Na Internet são poucas as referências a Mário Constantino Lopes. Uma delas remete para uma página de professores de educação física. DR

Actualmente exerce funções de professor de educação física no Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, em Apúlia, e advocacia, com escritório em Barcelos.

É Presidente da Mesa da Assembleia Geral do GASC – Grupo de Acção Social Cristã de Barcelos e Delegado da Liga de Futebol Profissional na Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol desde 2012.

Foi Dirigente Nacional da Associação Nacional de Professores de 1992 a 1995, Presidente da Secção de Barcelos da Associação Nacional de Professores de 1995 a 1999 e Presidente da Mesa do Congresso da Associação Nacional de Professores de 1996 a 2005.

PSD e CDS Barcelos assinaram um acordo de coligação no passado dia 20 de março. DR

Foi mandatário da candidatura de Pedro Passos Coelho nas eleições internas do PSD em 2010 e vice-presidente da Comissão Política Distrital de Braga do PSD.

Actualmente é Presidente da Mesa da Assembleia Concelhia do PSD de Barcelos, Deputado Municipal na Assembleia Municipal de Barcelos e cabeça de lista dos Delegados de Barcelos à Assembleia Distrital do PSD.

As eleições autárquicas estão marcadas para o próximo dia 01 de outubro. Miguel Costa Gomes (PS), Ilídio Torres (Bloco de Esquerda) e Domingos Pereira (independente) também são candidatos.

EM FOCO

Populares