Professor da UMinho publicado na mais influente revista médica do mundo

Torcato Meira

Torcato Meira, docente e investigador da Escola de Medicina da UMinho, juntamente com o neurorradiologista João Soares Fernandes, do Hospital de Braga, identificaram a apresentação imagiológica sugestiva da doença rara osteopetrose. Esse caso clínico foi publicado recentemente na The New England Journal Of Medicine, considerada a revista médica mais influente do mundo, informou a academia minhota.

Em comunicado, a UMinho explica que em causa está um caso clínico de uma doente que reporta dores de costas de longa duração e que, depois da implementação de tratamentos habituais, verifica-se um agravamento da situação em vez de uma melhoria. É então realizado um TAC à coluna para se tentar perceber qual é a real condição da paciente. Nesse exame, é encontrado um padrão de achados característico de uma doença rara, sendo esta confirmada geneticamente e que “passa de pais para filhos”, chamada osteopetrose.

Na TAC foi então identificado, como é partilhado no artigo mais detalhado da The New England Journal of Medicine, o padrão que recebe o nome de “vértebras em sandwich” e que identifica com uma maior precisão a apresentação imagiológica sugestiva da doença rara osteopetrose.

Diferente da comum osteoporose, a osteopetrose é uma doença rara em que há uma formação deficiente de osso, que fica mais denso mas também mais frágil, podendo até partir com mais facilidade e apertar estruturas nervosas.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados