Prisão preventiva para assaltante ‘azarado’ apanhado em flagrante em Barcelos

Estava com pena suspensa por outros crimes
Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

O assaltante à mão armada da loja de conveniência do posto de combustível da Prio, no Várzea Shopping, em Barcelos, ficou em prisão preventiva, decidiu a juiza de turno no tribunal de Vila Verde, na tarde deste sábado.

A magistrada, ao aplicar a medida de coação mais gravosa, teve em conta não só o facto de o assalto ter sido cometido com uma pistola, mas também os antecedentes criminais e o facto de o roubo desta sexta-feira ter-se verificado quando estava com pena suspensa.

Os militares da patrulha do Posto Territorial da GNR de Barcelos já conduziram, entretanto, o detido para o Estabelecimento Prisional Regional de Braga.

O arguido, de 27 anos, residente em Arcozelo, na cidade de Barcelos, é muito conhecido pelas autoridades policiais de primeira intervenção, GNR e PSP, especialmente em Barcelos, devido aos assaltos que faz para comprar drogas duras, heroína e cocaína.

Aliás, o assaltante sentiu-se mal no tribunal e teve que ser assistido pelos bombeiros devido a ressaca por abstinência de estupefacientes.

Momento em que o assaltante é assistido no tribunal. Vídeo: Joaquim Gomes / O MINHO

Como O MINHO noticiou em primeira mão, o jovem 27 anos foi detido em flagrante delito a assaltar a loja de conveniência de uma bomba de gasolina da Prio, na Várzea, Barcelos, na manhã de sexta-feira. O assaltante foi surpreendido, segundos depois de entrar no estabelecimento, por uma equipa de GNR, que foi à loja por acaso.

“Só visto, como num filme. O assaltante entra na bomba e, quase no mesmo segudo, a GNR entra no parque de estacionamento e um militar desloca-se a loja. Logo de seguida, o ladrão coloca-se em fuga, a deixar cair o dinheiro, com o GNR a correr atrás dele”, contou a O MINHO o administrador do centro comercial Várzea Shopping, no qual está inserido o posto de combustíveis.

A situação aconteceu por volta das 10:20.

O assaltante ameaçou, com uma pistola, a funcionária, que lhe entregou o dinheiro que tinha na caixa. Só que no mesmo instante, entrou a GNR no estabelecimento e o sujeito, apesar da tentativa de fuga, acabou detido.

Nas imagens de videovigilância a que O MINHO teve acesso, vê-se o assaltante a rondar a loja e, ao mesmo tempo que entra nela, um carro da GNR surge no parque de estacionamento. Os militares estacionam mesmo à porta da loja de conveniência. Um deles sai do carro e entra na loja. Pouco depois, vê-se o ladrão a sair da loja a fugir, sendo perseguido pelo militar. Os guardas que estavam no carro, apercebendo-se da situação, colocaram-se também no encalço do assaltante.

Fonte da GNR explicou a O MINHO que a coincidência se deu porque a equipa da GNR foi àquela loja, no âmbito da campanha de sensibilização “Comércio Seguro”.

“Foi uma casualidade de um para um milhão”, realça o administrador do centro comercial, concluindo: “Se fosse programado, não dava tão certo”.

*Com Pedro Luís Silva

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x