“Na linha da frente”. É desta forma que o presidente do Turismo Porto e Norte, Luís Pedro Martins, considera o concelho de Famalicão no que ao turismo industrial diz respeito.
A afirmação surge à margem da inauguração ao público do Posto de Turismo de Famalicão, com nova cara e agora localizado no também ele todo renovado mercado municipal.
“É um espaço excelente que vem facilitar a chegada dos turistas nacionais e internacionais ao território”, disse Luís Pedro Martins, destacando “o potencial turístico de Famalicão, nomeadamente no que diz respeito ao turismo literário muito centrado em Camilo Castelo Branco, mas também ao turismo industrial não só na perspetiva da arqueologia, mas também na perspetiva da tecnologia”, acrescentou.
Para o presidente do Turismo Porto e Norte, Famalicão é mesmo o município “que mais tem contribuído para criarmos uma rede regional de visita no que diz respeito ao turismo industrial”.
Paulo Cunha, presidente da Câmara, mostrou-se satisfeito por ver o posto de turismo “integrado na praça”. “É uma das portas de entrada no concelho e a interação entre os dois espaços é muito vantajosa e benéfica”, considerou.
O novo posto mantém a parceria estratégica com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, proporcionando, a quem a visita, informação turística regional.
A loja é composta por três pisos, sendo que o balcão de atendimento fica no piso zero. No piso inferior está colocada uma mesa interativa onde podem ser vistos os principais motivos de interesse turístico do concelho. Este piso dá acesso ao Mercado Municipal.