Seguir o O MINHO

Guimarães

Postes de iluminação de Guimarães vão ser carregadores de viaturas elétricas e ter rede 5G

Projeto utiliza mobiliário urbano, como postes de iluminação, para funções de telecomunicações ou até de gestão de parquímetros

em

Foto: CM Guimarães

O projeto piloto na área da comunicação em redes 5G, designado por “Guimarães 5G Ready”, vai utilizar recursos de mobiliário urbano, como postes de iluminação, multiplicando as funções para as telecomunicações ou até de gestão de parquímetros, serviço de carregadores de viaturas elétricas, câmaras de vídeos de segurança e rede wifi, entre outros.

O representante da empresa Smart Lamppost, João Faria, destaca “o princípio de muita coisa que pode acontecer”. João Faria aponta que “o futuro chegou ao nível da rua” e com a multiplicação dos serviços através da iluminação pública, pode ser criado um Data Center “como fonte de proveito no sentido de serem vendidos ou alugados esses serviços aos operadores e rentabilizar o mobiliário urbano”, segundo revela comunicado municipal.

Trata-se de um projeto pioneiro a nível nacional e que consiste na comunicação em alta velocidade e baixa latência, baseado em soluções de mobiliário urbano inteligente, com células de rede 5G.

O Presidente da Câmara, Domingos Bragança, destaca a “inovação do processo de transformação digital, com Guimarães na vanguarda da era digital” e, simultaneamente, a dar “mais um passo no conceito da sustentabilidade ambiental”.

Domingos Bragança realçou a “solução prática para o carregamento de viaturas elétricas, transformando os postes de iluminação pública das nossas ruas, entre outras funções digitais, em postos de carregamento dos automóveis elétricos”, a título de exemplo, e assim dar o contributo para combater as alterações climáticas com a redução do dióxido de carbono.

O autarca evidenciou “a capacitação da era digital no território de Guimarães”, enaltecendo ainda a colaboração dos vários parceiros. “Trata-se de um projeto piloto e faremos tudo para que este projeto tenha sucesso, saindo de Guimarães um exemplo que poderá ser generalizado em todo o mundo, numa época digital que está a transformar a vida das pessoas e pela via protetora da natureza”, sublinhou.

A Câmara Municipal de Guimarães pretende recorrer a fundos comunitários para o desenvolvimento deste projeto inovador, contando ainda com o apoio dos parceiros tecnológicos.

“Guimarães 5G Ready” resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Guimarães e a Smart Lamppost, servindo numa primeira instância para teste de transmissões de vídeo de alta qualidade em tempo real.

Futuramente será possível disponibilizar esta infraestrutura às universidades, centros de produção de conhecimento, empresas e grupos de trabalho da cidade e à região do Quadrilátero, colocando Guimarães como pioneira na disponibilização de redes 5G, no desenvolvimento e teste de soluções inovadoras nas áreas da mobilidade, condução autónoma, apoio à emergência, inteligência artificial, transmissão de vídeo, entre outras.

Anúncio

Guimarães

Obras no parque para apoio a igreja em Guimarães

Obras públicas

em

Foto: Divulgação / CM Guimarães

A Câmara de Guimarães revelou hoje que a freguesia de Atães passará a contar uma área reformulada na zona envolvente à igreja de S. Cosme e S. Damião com o objetivo de facilitar o acesso da população que ali desloque.

“[Este projeto] tem em atenção as necessidades de todo o território e da população em geral. Fizemos e estamos a fazer diversas obras nas freguesias, em articulação com as juntas, no sentido de fortalecer a coesão territorial e garantir um desenvolvimento global do nosso concelho”, refere o presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, citado numa nota da autarquia.

O autarca visitou as obras em Atães com o presidente da União de Freguesias de Atães e Rendufe, Patrício Araújo.

Em causa está a criação de uma zona de estacionamento para cerca de uma centena de viaturas, somando-se o alargamento da via, uma zona de lazer e obras de beneficiação no adro da igreja.

Continuar a ler

Guimarães

BMW de 92 mil euros, roubado em Guimarães, encontrado numa garagem em Gaia

Crime

em

Foto: Divulgação / GNR

Uma viatura de luxo furtada em Guimarães foi encontrada, na sexta-feira, numa garagem em Vila Nova de Gaia, após ação do Núcelo de Investigação Criminal da GNR.

Em comunicado, aquela polícia dá conta da recuperação da viatura, no valor de 92 mil euros, numa garagem de uma habitação em São Félix da Marinha, no concelho do distrito do Porto, após uma denúncia anónima.

Após diligências, os militares realizaram uma busca àquele domicílio, apreendendo a viatura, um pára-choques e duas matrículas alemãs falsificadas.

Foi identificado um homem de 31 anos, proprietário da habitação.

A viatura e o restante material foram recuperados e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Vila Nova de Gaia.

Continuar a ler

Guimarães

Guimarães reabre portas a turistas com reforço no “Turismo de Natureza”

Turismo

em

Foto: Divulgação / CM Guimarães

A Câmara de Guimarães prepara o desconfinamento no turismo, com a abertura, no próximo dia 01 de junho, do posto de turismo da Praça de São Tiago, com todas as medidas de higiene e segurança recomendadas pela DGS (e já com o selo ‘Clean & Safe’ do Turismo de Portugal).

Em comunicado, a autarquia refere que, até 30 de setembro, o posto irá funcionar de segunda a sexta-feira, das o9:30 às 19:00, aos sábados, das 10:00 às 19:00, e aos domingos e feriados, das 10:00 às 17:00.

A mesma nota dá conta de “uma aposta clara no segmento de Turismo de Natureza, no desenvolvimento sustentável do território e na diminuição da sazonalidade”: “Guimarães favorece uma relação harmoniosa entre cultura e natureza: do Centro Histórico Património Mundial avista-se um inigualável Património Natural”.

A autarquia pretende atingir as diretrizes europeias para o desenvolvimento sustentável e “contribuir para o posicionamento do concelho como um exemplo no balanço entre o património cultural e o seu património natural que se estende pelo território”, dando como exemplo os percursos pedestres de S. Torcato, Penha ou Briteiros, as Termas das Taipas e a Citânia de Briteiros, o Paço dos Duques, Castelo de Guimarães, Museus e a Basílica de São Torcato.

Apostam ainda no projeto Enoturismo, que inclui visitas guiadas às adegas com prova e compra de vinhos, participação nas atividades agrícolas e nas vindimas ou mesmo a dormida em algumas das quinta vinícolas associadas.

“Tudo isto no estrito cumprimento das mais exigentes regras sanitárias por parte dos operadores para que, para além do prazer dos sentidos, todos se sintam seguros”, conclui a autarquia.

Continuar a ler

Populares