As raspadinhas continuam como as mais vendidas nos Jogos da Santa Casa. Em 2023, o volume de vendas ascendeu aos 1.836 milhões de euros, o que representa uma média de 5 milhões por dia.
De acordo com o jornal Público, que avança hoje os números, houve um aumento de 122 milhões em relação ao ano anterior. Em 2022, os Jogos Santa Casa encaixaram 1.714 milhões de euros só com a raspadinha, atribuindo 1.072 milhões em prémios.
No total, em 2023, os portugueses apostaram 3.136 milhões de euros no universo de jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Este número ainda não chegou aos valores de 2019, pré-pandemia, em que houve apostas no valor de 3.360 milhões.
Isto pode ser explicado em parte com o crescimento do jogo ‘online’. Em 2018, as apostas na internet representavam 39,4% do mercado de apostas em Portugal, enquanto que os Jogos Santa Casa têm 60,7%. No terceiro trimestre de 2023, a Santa Casa tem apenas 15,6% da quota de mercado.
Apesar do crescimento das raspadinhas, há jogos em queda, como o Euromilhões e o Placard, apesar de serem os que mais vendem, a seguir à raspadinha.
Em 2021, o Euromilhões registou 605 milhões em vendas, enquanto que em 2023 caiu para 514 milhões.
Quanto ao Placard, o cenário é idêntico. Se vendiam acima dos 500 milhões em 2021, passou por 471 milhões de euros no ano passado.