Seguir o O MINHO

País

Portugal termina em 12.º na final da Eurovisão

Itália é a vencedora

em

Foto: DR

Com 153 pontos, Portugal terminou hoje em 12.º na final do Festival Eurovisão da Canção, com o tema “Love is on my side” interpretado pelos The Black Mamba.

Na final competiram 26 países: dez foram escolhidos na terça-feira, durante a primeira semifinal, outros dez na quinta, e seis com entrada direta.

A Itália venceu a final, com a música “Zitti e buoni”, interpretada pelos Måneskin.

Com “Love is on my side” Portugal levou à Eurovisão, pela primeira vez, uma canção integralmente em inglês, composta por Tatanka, vocalista dos The Black Mamba, banda formada em 2010 e que se move no universo dos blues, da soul e do funk.

Fonte: Eurovisão 

Em paralelo com os The Black Mamba, Tatanka iniciou uma carreira a solo em 2016, “num registo mais pessoal e de regresso às suas raízes, contando histórias e apresentando temas originais em português”. O álbum de estreia, “Pouco Barulho”, chegou em 2019.

A canção portuguesa tem despertado a atenção dos holandeses, visto que letra é inspirada na história de vida de uma mulher que a banda conheceu em Amsterdão, no ‘Red Light District’.

“Nós escrevemos esta música com a esperança de estarmos nesta posição e que ela pudesse ouvir a música porque nós não temos o contacto dela, já nem do nome dela nos lembramos. E esta é a história dela, é uma história super triste, desde que saiu dos países de leste, cheia de sonhos, cheia de paixões e depois problemas de adição de droga, toxicodependência que depois a levaram à prostituição… E apesar de a vida ter sido tão chunga para ela, ela sempre acreditou que o amor esteve do lado dela”, contou Tatanka em declarações à RTP.

A 65.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, que se realiza anualmente na Europa desde 1956, deveria ter acontecido em maio do ano passado, em Roterdão, mas a União Europeia de Radiodifusão, por considerar que não estavam reunidas condições para a sua realização, devido à pandemia da covid-19, decidiu adiá-la um ano.

Portugal participou no concurso pela primeira vez em 1964, tendo, entretanto, falhado cinco edições (em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016).

Entre 2004 e 2007, inclusive, e em 2011, 2012, 2014, 2015 e 2019, Portugal falhou a passagem à final.

Portugal venceu pela primeira e única vez o concurso em 2017, com o tema “Amar pelos dois”, interpretado por Salvador Sobral e composto por Luísa Sobral. Na sequência da vitória, Lisboa acolheu, no ano seguinte, a competição.

Populares