Seguir o O MINHO

Alto Minho

Ponte de Lima vai ter Museu Português de Canoagem

Aprovado protocolo

em

Foto: Divulgação / CM Ponte de Lima

Terra com bastos pergaminhos na modalidade, em Ponte de Lima vai nascer o Museu Português da Canoagem. A autarquia aprovou, a 11 de janeiro, o protocolo para a sua constituição, entre a própria Câmara, o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Federação Portuguesa de Canoagem e o Clube Náutico de Ponte de Lima.

Em comunicado, o município limiano afirma que, “considerando a importância da proteção e valorização do património e da história da canoagem em Portugal, sejam eles de cariz material ou imaterial, e a sua promoção, nas mais diversas vertentes, mostra-se fundamental criar referências locais e mesmo nacionais de forma a protegê-los, investigá-los e divulgá-los através de um projeto expositivo até à data inexistente em Portugal”.

Recorde-se que Ponte de Lima é a terra Natal de Fernando Pimenta, atleta olímpico e a maior referência da modalidade em Portugal, tendo já conquistado 100 medalhas internacionais.

A Câmara salienta que “a canoagem, enquanto atividade que dá origem a uma série de importantes dinâmicas sociais, culturais e económicas, assume em Portugal, com destaque no presente contexto ao concelho de Ponte de Lima, um papel relevante de forte identidade, qualidade e atratividade que tem promovido o aumento do número de desportistas, turistas e visitantes, com claros benefícios ao nível do desenvolvimento sustentável de toda a região”.

“Por outro lado, existe uma aposta clara, decisiva e contínua, para que este território seja, cada vez mais, reconhecido nacional e internacionalmente pelos elevados índices de qualidade ao nível da canoagem. As infraestruturas e equipamentos já criados permitem neste momento promover a modalidade e identificar fortes dinâmicas existentes, afirmando a determinação no alcance daquele objetivo”, acrescenta.

O município salienta ainda “a relevância que o Clube Náutico de Ponte de Lima assume, desde há longa data, na promoção e desenvolvimento da canoagem e o papel preponderante na vida desportiva dos jovens, com resultados inigualáveis alcançados a nível mundial pelos seus atletas de alta competição, contribuindo, por isso, e na circunstância da cooperação com as entidades que tutelam e promovem o desporto e a prática da canoagem, para o êxito e alcance da estratégia para a modalidade em Portugal”.

Populares