Seguir o O MINHO

Alto Minho

Ponte de Lima: Torre da Cadeia Velha apresenta Exposição de Pintura de Fernando Magalhães

em

O Município de Ponte de Lima vai apresentar mais uma exposição de pintura, na Torre da Cadeia Velha, a inaugurar no dia 7 de outubro, às 18h30.

A mostra é da autoria de Fernando Magalhães e vai estar patente até 28 de outubro.

Sobre a exposição, o autor refere que“ a pintura é, para mim, uma das raras portas de saída do impasse tecno-filosófico do homem moderno. Contra as divisões arbitrárias, contra os cânones técnicos e estéticos herdados do passado. O homem deve sensibilizar-se a outras formas, mais autodidatas, mais puras, sem etiquetas. A pintura deve constantemente renovar-se, hoje como antes, para que ela não falhe à sua missão de fonte de maravilhar, de vetor de progresso, de conhecimento e entendimento entre os homens. Construo uma pintura aplicando manchas de cores sobre uma tela, sem nunca tentar dar-lhe um sentido. A força de agregar cores, formas espontâneas terminam por aparecer. E lá, o trabalho começa. Entro num diálogo subjetivo com a tela. Assim, nestas formas espontâneas, procuro dar um sentido à obra, ou simplesmente ativar os sentidos, inconscientemente reencontrados: iluminando, escurecendo, escondendo, calmando, ativando, afastando, acariciando, amando… Atravessando assim a porta de um mundo, novos mundos se abrem a mim. Entro num universo onírico, onde o passado se mistura ao presente, o verdadeiro ao falso, o consciente ao inconsciente, o amor à morte. O resultado obtido é o mapa geográfico do mais profundo do meu inconsciente: um palimpsesto colorido. Acariciando assim as cores, espero fazê-las falar e, por elas, exprimir de mim uma obra cheia de beleza.”

A exposição de pintura de Fernando Magalhães estará aberta ao público de segunda a sábado das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

exposicao pintura fernando magalhaes

Populares