Clara Brivain, menina de 13 anos que perdeu a vida no passado domingo, em Ponte da Barca, depois de ter sido atingida por um disparo de uma caçadeira, vai ser velada no Centro Fúnebre de Ponte da Barca e no Mosteiro de Crasto, onde se realiza a missa do funeral com corpo presente. Depois será trasladada para França, onde será sepultada.
Como O MINHO noticiou, a menina de 13 anos, emigrante em França de férias em Portugal, perdeu a vida ao final da manhã de domingo, em São Martinho de Crasto, Ponte da Barca, na residência dos avós.
Ao que apurou O MINHO junto dos bombeiros, apesar dos esforços dos serviços de emergência, o óbito foi declarado no local pela equipa médica da VMER de Viana do Castelo.
Associação pede auxílio para a trasladação do corpo
Uma associação da freguesia onde aconteceu o trágico acidente deixou um apelo para quem quiser ajudar a família a pagar os custos da trasladação do corpo da jovem.
“A vontade da família é que o corpo da pequena Clara seja levado para França, de onde é natural e onde os seus pais e irmãos vivem. Infelizmente a trasladação do corpo acarreta custos demasiado elevados para esta família, pelo que pedimos o apoio de todos para que consigamos ajudar monetariamente neste momento de dor”, apela a Associação Social Cultural Recreativa e Desportiva de Crasto.
Em Ponte da Barca existem, também, diversas caixas-peditório nas lojas onde é possível deixar um donativo.
O NIB para ajudar à trasladação é PT50 0035 0633 0001 2978 5305 6 e pertence à associação.
Psicólogos apoiaram a família
Uma psicóloga municipal teve de dar apoio à família, que se encontrava em estado de choque. Estavam estas semanas de agosto de férias em Portugal.
Os Bombeiros de Ponte da Barca apoiados pela SIV de Arcos de Valdevez prestaram socorro.
O corpo da criança foi removido para o Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, depois da chegada da Polícia Judiciária, que investigou as causas do incidente.
O alerta foi registado às 11:40.
Há dois dias, a PJ referiu que “por se tratar de uma morte causada por uma arma de fogo é obrigatória a realização de autópsia”.
“O resultado da autópsia pode ser uma das partes determinantes para se conseguir chegar a algumas conclusões” sobre como ocorreu o acidente, afirmou a PJ.
O velório realiza-se no Centro de Homenagem Fúnebre de Ponte da Barca, na sexta-feira, entre as 15:00 e as 22:00. No sábado há uma missa de corpo presente às 10:30, no Mosteiro de Crasto. O corpo será depois trasladado para França, onde será sepultado em cemitério.