Politécnico de Viana junta Angola e Cabo Verde para debater turismo sustentável

Encontro Internacional do Projeto SUST Turismo
Foto: CM Viana do Castelo

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) será palco do Encontro Internacional do Projeto SUST Turismo (Responsabilidade e Sustentabilidade Turística), entre 27 e 31 de maio.

Coordenado pelo IPVC, o projeto foca-se no “fortalecimento das relações entre as Instituições de Ensino Superior nacionais e o tecido social e económico angolano e cabo-verdiano”.

A apresentação do projeto acontece na segunda-feira, às 17:30, no edifício dos Serviços Centrais do Politécnico de Viana do Castelo, com a presença do presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e da coordenadora do projeto, a docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), Helena Santos.

O SUST Turismo assenta numa “nova forma de entender os modelos económicos e num novo paradigma de turismo, baseado na cooperação, na sustentabilidade e no respeito pelo meio ambiente e pelas pessoas. Ao mesmo tempo, expressa o papel e a responsabilidade das Instituições de Ensino Superior na formação de profissionais e empresários comprometidos com o crescimento económico inteligente e a sustentabilidade dos respetivos países”, descreve Helena Santos.

A docente explica ainda que a mobilização e a mobilidade de profissionais recém-formados nas Instituições de Ensino Superior “é fundamental para a geração e revitalização de um novo modelo de turismo sustentável, que promova proteção ambiental e cultural”.

E é nesta base de atuação que se centra o Sust Turismo enquanto mecanismo que procura “formar profissionais com competências empreendedoras e focadas na promoção de produtos turísticos atrativos e localmente sustentáveis”.

“Esta é, de resto, uma preocupação constante do Politécnico de Viana do Castelo na elaboração dos ciclos de estudos dos seus cursos superiores associados à temática do Turismo”, refere a instituição, em comunicado.

O SUST Turismo centra-se nos seguintes pilares: cuidado com o meio ambiente; digitalização e uso de tecnologias; proteção social e cultural das comunidades e identidades; gestão da diversidade; abordagem de género e inclusão.

A par do IPVC, o SUST Turismo conta com a participação de mais uma dezena de Instituições de Ensino Superior e entidades ligadas ao setor do turismo espanholas, angolanas e cabo-verdianas.

O SUST Turismo insere-se no projeto Capacity Building, um dos eixos do Programa Erasmus +, centrado no apoio a países em desenvolvimento.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Esta quinta preserva o "barroco bracarense" e está em vias de ser classificada

Próximo Artigo

Politécnico de Viana é um dos locais de trabalho "mais saudáveis" do país

Artigos Relacionados
x