Seguir o O MINHO

Alto Minho

Politécnico de Viana do Castelo faz 35 anos e o fim de semana é de festa

Ensino superior

em

Foto: IPVC / Arquivo 2019

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) comemorou no sábado o seu 35.º aniversário com diversas atividades e atos solenes em formato digital, devido à pandemia do covid 19. Este domingo, é a vez da Escola Superior de Saúde, unidade orgânica do IPVC.

A necessidade de conter o surto da covidç19 obrigou ao cancelamento da Sessão Solene do Dia do Politécnico de Viana do Castelo, nos moldes habituais.

“Não podíamos, contudo, deixar de assinalar o 35.º aniversário da nossa instituição. Recorremos, por isso, às tecnologias digitais para celebrar o extraordinário passado e o auspicioso futuro do IPVC, homenageando a excelência dos nossos estudantes, docentes, investigadores e colaboradores”, explicou Carlos Rodrigues, presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

A sessão solene comemorativa do 35º aniversário contou com as intervenções de Carlos Rodrigues, presidente do IPVC, de Francisco Araújo, presidente do Conselho Geral do IPVC, André Neves, presidente da Federação Académica do IPVC e de José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Participou ainda a Escola Profissional Artística do Alto Minho e foram entregues Prémios de Mérito a estudantes da Instituição e entrega de Prémios de Reconhecimento de Carreira aos docentes que concluíram o seu doutoramento, aos docentes com 30 anos de serviço na instituição e aos não docentes que completaram 25 e 15 anos de serviço prestados no IPVC.

José Pastor, fotografo e editor de livros, apresentou o livro “A arquitetura dos Edifícios do IPVC”.

A Hinoportuna, Tuna Académica do IPVC fechou as festividades de sábado.

Escola Superior de Saúde faz 48 anos

Neste domingo, é a vez da celebração da Escola Superior de Saúde, unidade orgânica do IPVC, pelo seu 48.º aniversário, também em formato digital.

Criada por decreto-lei em 1973, iniciou a atividade em janeiro de 1974, com o curso de auxiliares de Enfermagem. Em 1989, é integrada na rede das Escolas Superiores de Enfermagem, com a designação de Escola Superior de Enfermagem de Viana do Castelo. Inicia a lecionação do curso superior de Enfermagem em 1990.

Após homologação dos estatutos do IPVC, no quadro do novo regime jurídico das instituições de ensino superior, em 2007, a unidade passou a designar-se Escola Superior de Saúde.

A diretora da Escola, Maria Aurora Pereira, sublinha que “apesar de este ser mais um ano, em que esta comemoração decorre em formato digital, devido à pandemia de covid-19, não podíamos deixar de assinalar esta data para celebrar uma história com quase meio século de sucesso(s), em que a ESS, cresceu e desenvolveu-se de forma afirmativa, sempre numa atitude de crescimento contínuo, proximidade, compromisso e responsabilidade social e homenagear os estudantes, docentes e não docentes pela competência, empenho e dedicação”.

Um reconhecimento, sublinha Maria Aurora Pereira, “a toda a Comunidade Académica e instituições parceiras pelo papel fulcral no crescimento e afirmação da nossa escola e especialmente, por neste período tão difícil e exigente, contribuírem com generosidade, empenho e resiliência, para a concretização dos objetivos formativos, com a qualidade que sempre nos pautou e a segurança exigida”.

Populares