Seguir o O MINHO

Braga

Plano de Resiliência: PS de Vieira do Minho reivindica via do Ave e obras nas EN13 e 205

Plano de Recuperação e Resiliência

em

Foto: O MINHO

O PS de Vieira do Minho reivindicou hoje a inclusão da requalificação das Estradas Nacionais 13 e 205, assim como a concretização da Via do Ave, no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) elaborado pelo Governo, anunciou hoje.

Em comunicado enviado à Lusa, a concelhia socialista de Vieira do Minho salienta que a concretização daquelas propostas será “um passo decisivo para que se consigam mitigar alguns dos constrangimentos” daquele concelho e “voltar a colocar Vieira de Minho na rota do desenvolvimento”.

Para o PS de Vieira do Minho, “a rede rodoviária é, atualmente, a principal infraestrutura de transporte de pessoas e mercadorias, constituindo um elemento essencial para o desenvolvimento socioeconómico do país e das suas regiões”.

Segundo refere o texto, “Vieira do Minho é um concelho do interior, que não escapa aos diversos constrangimentos que estes territórios enfrentam”, enumerando o “envelhecimento da população, o grande défice na reposição geracional, a fraca oferta de emprego, o baixo empreendedorismo, os níveis críticos de infraestruturas e serviços e a redução da atividade económica”.

O PS salienta que “as acessibilidades estão diretamente relacionadas com a capacidade de atrair investimento, por forma a criar emprego e fixar populações e garantem que os habitantes possam deslocar-se com rapidez e segurança até aos centros urbanos mais próximos sendo, portanto, de todo essenciais para um concelho com as características do de Vieira do Minho”.

O Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal, para aceder às verbas comunitárias pós-crise da covid-19, prevê 36 reformas e 77 investimentos nas áreas sociais, clima e digitalização, num total de 13,9 mil milhões de euros em subvenções.

Populares