Um português e uma francesa, ambos com 30 anos, continuam internados no Hospital de Ourense, Galiza, após despiste de mota na estrada que liga a Portela d´Homem, concelho de Terras de Bouro, a Lóbios, Ourense (Galiza). O acidente teve ainda o apoio da GNR afeta ao Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), pois uma ambulância espanhola que seguia a caminho do acidente também sofreu acidente.
A situação ocorreu na tarde do passado dia 23, quando o casal que seguia de mota se despistou dois quilómetros depois de passar a antiga fronteira, nas estrada de alta montanha de faz a ligação entre o Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG) e o Reserva Natural do Xurês.
No entanto a ambulância que iria prestar os primeiros socorros também se despistou na mesma estrada – capotou – poucos quilómetros antes do local do acidente.
“No âmbito de uma ação de patrulhamento próximo da fronteira espanhola, os militares tiveram conhecimento que teria ocorrido um acidente de viação com vítimas, a cerca de dois quilómetros no interior do país vizinho, tendo os militares acorrido de imediato ao local, prestado os primeiros socorros às vítimas e transportado ainda na viatura da GNR, elementos do helicóptero de Emergência Médica de Espanha 061 para junto do local do acidente, visto terem aterrado num local distante do sinistro”, indicou Manuel Moreira, capitão do GIPS da quarta companhia.
Segundo fonte do Hospital de Ourense, o enfermeiro da ambulância e a mulher que seguia na mota tiveram “ferimentos ligeiros”, já o condutor da mota ficou em “estado grave”.