Seguir o O MINHO

Cávado

Parque infantil vandalizado em Esposende após obras de 47 mil euros

Na última madrugada

em

Foto: CM Esposende

Quando estava prestes a ser reaberto ao público, após obras de remodelação que rondaram os 47 mil euros, o Parque Infantil da Caravela, em Esposende, foi alvo de atos de vandalismo, durante a última madrugada, divulgou a autarquia.

Durante a última madrugada, a Caravela foi alvo de atos de vandalismo, danificando os mastros e os cabos que os suportam. A GNR de Esposende foi chamada ao local para tomar conta da ocorrência.

Em comunicado, o Município de Esposende salienta que o equipamento, inaugurado a 19 de agosto de 2008, no âmbito da 3.ª fase de requalificação da zona ribeirinha, tendo custado 250 mil euros, foi, pela primeira vez, alvo de uma intervenção profunda, e volta a “repudiar os atos de vandalismo sobre os equipamentos e espaços públicos concelhios”.

Foto: CM Esposende

“Em setembro de 2020, apesar de interditos, devido situação de contingência decorrente da pandemia, o mesmo Parque da Caravela e o Parque Infantil do Bairro da Central foram vandalizados. Na ocasião, também foram registados estragos na Ecovia do Litoral Norte, em Cepães”, recorda a autarquia.

“Mais uma vez, constata-se que houve intenção clara e deliberada de danificar os equipamentos e, perante os atos praticados, pelos cabos arrancados que vergaram os mastros, fica provado que os estragos não decorrem da ação de crianças”, acrescenta a Câmara, manifestando “a sua indignação e repudiar veementemente estes atos” e adiantando que “irá apresentar às autoridades queixa contra desconhecidos por este atentado inadmissível contra o Património”.

Foto: CM Esposende

“Estas ações resultam em elevados prejuízos, lesando o património e o erário públicos, razão pela qual devem merecer a ação da população, vigiando e denunciando, juntos das autoridades competentes”, reforça o município, apelando a “todos os munícipes colaborem na preservação deste património, comunicando os atos de vandalismo e de desrespeito que eventualmente presenciem”.

Populares