Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

Voluntários de Viana passam a ter ambulância de socorro imediato nas praias

Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo

em

Foto: BV Viana do Castelo / Arquivo

As praias de Viana do Castelo passam a contar, a partir deste domingo, com uma equipa exclusiva dos Bombeiros Voluntários para apoio aos veraneantes, foi hoje anunciado. Este é um projeto piloto apoiado pelo município e surge atendendo à elevada prática desportiva existente na praia do Cabedelo.

Este alargamento foi proposto pela própria associação de bombeiros, que passa assim a “assegurar uma unidade de socorro imediato, instalada na Praia do Cabedelo, mas com área de abrangência a todas as praias do concelho”, refere a autarquia, em comunicado.

Para o projeto, os Bombeiros Voluntários vão contar com uma tripulação de dois bombeiros com competências técnicas de socorro, uma ambulância de socorro equipada com todo equipamento descrito no regulamento de transporte de doentes urgente/não urgente e um Desfibrilhador Automático Externo.

“Com estes meios pretende-se dar resposta a pequenos acidentes que possam ser solucionados no local, evitando o acionamento desnecessário de meios de socorro, bem como permitir também uma abordagem imediata em situação de paragem cardiorrespiratória com recurso ao Desfibrilhador Automático Externo”, pode ler-se na nota enviada à imprensa.

Para os meses de agosto e setembro, a Câmara Municipal vai apoiar a associação com uma verba mensal de 8.500 euros.

Recorde-se que, no âmbito da política de promoção e valorização das potencialidades desportivas, ambientais e turísticas do concelho, da estratégia de Viana do Castelo “Cidade Náutica do Atlântico”, verificou-se, desde o ano de 2017, que em todas as praias de Viana do Castelo houve um incremento significativo de banhistas e praticantes de desportos náuticos (mais de 50%), nas praias vigiadas do concelho ao nível do kitesurf, surf e windsurf.

“Esta dinâmica exige do município uma adaptação na estratégia de segurança, vigilância e salvamento, através do reforço dos meios de suporte de socorro imediato, complementando o trabalho desenvolvido pela entidade Coordenada Decimal”, finaliza o documento.

Populares