Padre de Celorico de Basto nomeado para cargo mundial no escutismo

Luís Marinho

O padre português Luís Marinho, natural de Rego, Celorico de Basto, foi nomeado Assistente Mundial da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), substituindo o francês Jacques Gagey, anunciou hoje o Corpo Nacional de Escutas (CNE), em comunicado.

O padre Luís Marinho é o Assistente Nacional do Corpo Nacional de Escutas, tendo a sua nomeação para o novo cargo sido efetuada pelo Comité Mundial da CICE e confirmada pelo Dicastério para os Leigos, Família e Vida da Santa Sé.

A CICE, da qual o CNE é membro, “é um espaço de encontro, reflexão, partilha e comunhão dos Escuteiros Católicos de todo o mundo, tendo um estatuto consultivo junto da Organização Mundial do Movimento Escutista”, informa o comunicado, adiantando que “a missão do Assistente Mundial da CICE é assegurar a presença da dimensão espiritual” naquele organismo.

Citado no comunicado, o padre Luís Marinho disse ter recebido a notícia da nomeação “com grande alegria por ser chamado a servir o escutismo a nível internacional, dando o contributo específico de presbítero da Igreja Católica”.

“Católico significa literalmente universal: é para mim um desafio pessoal poder experimentar esta catolicidade no contacto direto com os escuteiros de todo o mundo, nas suas diferentes tradições culturais e estruturas organizativas dentro do escutismo e dentro da Igreja”, acrescentou o sacerdote português, de 49 anos, padre desde 1997.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Os números do Euromilhões

Próximo Artigo

Central de camionagem de Braga instala sistema igual ao dos aeroportos

Artigos Relacionados
x