Seguir o O MINHO

Braga

Central de camionagem de Braga instala sistema igual ao dos aeroportos

Vereadora diz que espaço foi renovado

em

Foto: DR

A antiga Central de Camionagem de Braga, hoje Centro Coordenador de Transportes, tem um novo sistema de gestão operacional e de informação ao público, (semelhante ao dos aeroportos) que permite ao passageiro acompanhar em tempo real todas as chegadas e partidas com identificação do respetivo cais de embarque para a deslocação que pretende (écrans existentes na entrada principal e junto aos cais).

A vereadora que gere o equipamento, Olga Pereira disse a O MINHO que o município passou a ter, também, e através do mesmo sistema, informação, em tempo real e através de leitor de matrícula, de todos os veículos estacionados no interior das instalações.

Foto: DR

O Centro Coordenador de Transportes de Braga – diz – “é um dos mais importantes interfaces da região, pelo que este sistema de gestão e informação marcará esta visão, a de ter o utente como centro e objetivo último de toda a operação”.

“Ainda que sem obras de fundo, o Centro Coordenador é hoje um equipamento completamente diferente daquele que existia há um ano atrás”, afirma, salientando que “a gestão camarária trouxe uma revolução discreta, mas muito percecionada pelos utilizadores”.

Olga Pereira sublinha que, desde que a Autarquia assumiu a gestão, o Centro Coordenador assumiu uma nova imagem (visível do exterior), renovou as casas de banho (há muito reclamadas por razões higio-sanitárias), criou acessibilidades a pessoas de mobilidade condicionada (nesta fase pelo acesso posterior), e manteve no espaço todos os comerciantes que já lá exerciam atividade.

Foto: DR

Acrescenta que, agora, todas as empresas de transporte de passageiros passaram a ter acesso às instalações (ao contrário do que sucedia anteriormente, em que a entrada era vedada por sobreocupação do espaço interior, o que obrigava os respetivos passageiros a embarcar na rua, sem quaisquer condições de conforto e sujeitos às condições climatéricas).

O município disponibiliza, ainda, como complemento da atividade e para estacionamento noturno, o parque de estacionamento existente na Av. De S. Martinho.

O equipamento é, agora, um espaço mais limpo e mais seguro. Colaboradores do Município asseguram o horário das 07:00 às 20:00 da noite, tendo vigilância noturna durante todo o horário restante.

A vereadora, que tem o pelouro dos Equipamentos municipais, salienta que, para mais “as regras são claras, na sequência da aprovação e publicação do regulamento do Centro Coordenador de Transportes, amplamente discutido e consensualizados com todos os operadores”.

Foto: DR

O Centro Coordenador de Transportes de Braga é um dos mais importantes interfaces da região, pelo que este sistema de gestão e informação marcará esta visão, de ter o utente como centro e objetivo último de toda a operação.

E a concluir: “O Município continuará, com passos firmes, consistentes, estruturados e pensados, a fazer de Braga um exemplo cada vez mais evidente das políticas de integração, otimização e valorização dos diversos modos de transporte, conducentes a uma melhor qualidade de vida dos seus cidadãos”.

Populares