Uma versão revista do Plano Diretor Municipal (PDM) de Celorico de Basto, apontando para mais espaços urbanos no concelho, entrou hoje em vigor, de acordo com uma publicação em Diário da República.
Segundo a autarquia, esta segunda revisão do PDM aumenta em 20% os espaços edificáveis no concelho, “como resposta à forte procura que atualmente se regista”.
O documento também aponta para “um aumento muito forte das áreas de acolhimento empresarial existentes e localização de novas em locais estratégicos”.
“Este é um instrumento absolutamente cabal para podermos alinhar o crescimento ordenado, equilibrado e responsável do concelho” considera o presidente José Peixoto Lima.
Para o autarca, “o caminho a trilhar abre novas perspetivas para um desenvolvimento equilibrado por todo o território, com um reforço de espaços urbanos nas vilas de Celorico, Fermil, Gandarela e Mota”.
Por outro lado, a nova versão do PDM “reforça o compromisso na preservação ambiental, com políticas e práticas que promovam ecossistemas equilibrados, a valorização da ruralidade e da identidade local”.