O médico neurologista João José Cerqueira foi esta sexta-feira oficialmente agraciado com o título honorífico de Cidadão de Honra do concelho de Viana do Castelo, no âmbito das celebrações do 173.º aniversário de elevação a cidade. Embora a efeméride seja celebrada em 20 de janeiro, apenas ontem se realizou a sessão solene que visa também reconhecer honra e mérito aos cidadãos por parte do município.
- Anúncio -
Natural de Meadela, João José Cerqueira é o médico neurologista responsável pela consulta de esclerose múltipla no Hospital de Braga, e diretor do curso de Medicina da Universidade do Minho, onde exerce como professor de Neurologia.
De acordo com a autarquia, João Cerqueira “destaca-se pelos notáveis serviços de cidadania prestados à sociedade”.
Na mesma cerimónia foram ainda distinguidos com o mesmo título o professor Arménio Rego, natural de Subportela, doutorado e mestre em Organização e Gestão de Empresas, e José Luís Carvalhido Ponte, ex-diretor de uma escola secundária da cidade.
Autor e coautor de dezenas de livros, em áreas como as organizações positivas, liderança, comunicação, ética e responsabilidade social das organizações e gestão internacional de recursos humanos, Arménio Rego é destacado pela autarquia “pelos notáveis serviços de cidadania prestados à sociedade enquanto sociólogo, investigador e docente universitário”.
Já José Luís Carvalhido da Ponte exerceu, durante largos anos, funções docentes e de direção na Escola Secundária de Monserrate, em Viana do Castelo. “Destaca-se pelos notáveis serviços de cidadania prestados à educação, à cultura e à assistência humanitária, realçando-se o trabalho humanitário que tem vindo a desenvolver em Cacheu (Guiné-Bissau)”, salienta a autarquia.
Para além destes três títulos honoríficos de Cidadão de Honra, foram ainda atribuídos quatro títulos de Cidadão Honorário, dois deles a título póstumo: ao bispo Anacleto Oliveira e ao bispo emérito José Pedreira. Os outros dois títulos de Cidadão Honorário foram atribuídos ao escritor José Eduardo Águalusa e ao coronel Agostinho Cruz.
Foram ainda atribuídos onze títulos de Cidadão de Mérito, entre os quais ao ciclista Iuri Leitão. Quanto a Instituições de mérito, foram 14 as distinguidas.