Morreu, aos 79 anos, o “Padre Zé” de Ponte de Lima

Óbito

Morreu esta segunda-feira, aos 79 anos, o Monsenhor José Gomes de Sousa, carinhosamente conhecido como “Padre Zé”, de Ponte de Lima.

“É com profundo sentimento de pesar e de consternação que recebemos a notícia do falecimento do Monsenhor José Gomes de Sousa, Presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima”, refere a instituição numa nota partilhada na sua página de Facebook.

E acrescenta: “Reconhecemos e agradecemos o seu contributo à Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, prestando-lhe a merecida homenagem e dirigindo sentidas condolências aos seus familiares e amigos”.

De acordo com a biografia  publicada na revista Limiana e consultada por O MINHO no site Ponte de Lima Cultural, José Gomes de Sousa nasceu no dia 30 de Janeiro de 1943, na freguesia de Grimancelos, concelho de Barcelos.

Foi distinguido com a Medalha Mérito Municipal Grau Prata atribuída pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, em 1992.

Os pais, reconhecendo-lhe vocação sacerdotal, matricularam-no, em 1955, nos seminários arquidiocesanos de Braga, tendo começado o seu percurso no Seminário de Nossa Senhora da Conceição (o Seminário Menor). Em 15 de agosto de 1967 recebeu o sacramento da Ordem, sendo Ordenante D. Francisco Maria da Silva, Arcebispo de Braga.

No mesmo ano de 1967 foi nomeado pároco de Paçô e Oliveira, nos Arcos de Valdevez.

Em 30 de Junho de 1968 foi nomeado Vigário Cooperador (coadjutor) de Ponte de Lima, ajudando a missão do então pároco, Pe. Carlos, que mais tarde foi o Bispo D. Carlos Martins Pinheiro. “Homem mais novo, com ideias novas, foi convidado a leccionar no Externato Cardeal Saraiva, ao longo de um ano, as disciplinas de Geografia e Educação Moral”, nota a referida biografia.

Em 1969, o Padre José Gomes de Sousa – Padre Zé, como carinhosamente costumam chamar-lhe as pessoas que com ele se cruzam, vivem e convivem – foi nomeado pároco de Santa Maria dos Anjos, em Ponte de Lima, tendo dois anos mais tarde (1971) assumido, também, os destinos espirituais do povo da freguesia de Arca.

Entre vários cargos eclesiásticos, entre 2006 e 2008, foi arcipreste Arcipreste de Ponte de Lima. Em 2010, foi elevado à dignidade de Monsenhor por decisão do Papa Bento XVI, tendo a cerimónia de tomada de posse sido realizada em 23 de Agosto de 2010, na Sé de Viana do Castelo, sendo Bispo da Diocese D. José Pedreira.

Dedicatória ao Padre Zé

“A sua humildade e generosidade e a sua conduta e relacionamento afáveis, associados a uma força e um carácter inexcedíveis, continuam a granjear-lhe a estima e o reconhecimento de toda a população, bem como a dos próprios condiscípulos”, nota a biografia da revista Limiana.

Foi Vice-Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima de 1977 a 1982 e desempenhou o cargo de Presidente da Mesa da Assembleia Geral desde 1989 até ao presente.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

GNR de Braga faz transporte urgente de órgãos para hospital em Lisboa

Próximo Artigo

"Alguns admitem que compram ramos para mais que uma namorada"

Artigos Relacionados
x