Seguir o O MINHO

País

Ministra garante que eficácia e segurança das vacinas é igual em administração simultânea

Covid-19 e gripe

em

Foto: DR

A ministra da Saúde garantiu hoje que não está previsto qualquer aumento de reações às vacinas com a administração simultânea das da gripe sazonal e covid-19 e disse que o ritmo vai intensificar-se em novembro.

“Não é essa a expectativa, mas de qualquer forma qualquer vacina pode causar alguma reação e as pessoas devem estar atentas e contactar [os serviços de saúde] se isso acontecer”, afirmou a governante, que falava após a vista que hoje fez ao Pólo do Centro Multidisciplinar Dor Beatriz Craveiro Lopes do Hospital Garcia de Orta, no Laranjeiro (Almada).

Marta Temido sublinhou ainda que a eficácia e a segurança das vacinas “permanece idêntica, seja em coadministração seja em administração separada”.

“A possibilidade de fazer a coadministração covid-19 e gripe sazonal facilita bastante. De qualquer forma, o ritmo vai ser mais intenso em novembro, porque a administração de vacinas gripe e covid-19 exige que se combine muito bem os prazos de entrega das encomendas feitas pelo país”, afirmou.

A ministra acrescentou ainda que as pessoas “continuarão a ser convocadas pelos mecanismos habituais” e que estão a ser feitos ajustamentos “para que as situações que têm dado azo a dúvidas em quem recebe os SMS sejam clarificadas”.

Populares