O MINHO
  • Minho
    MinhoMostrar Mais
    Dezenas de automóveis clássicos passearam pelo Minho
    Satélites lançados por Elon Musk vistos no céu noturno de Braga
    Suspeita de fogo posto numa vivenda devoluta em Braga onde pernoitam sem abrigo
    Braga: Duas bombas de gasolina assaltadas por solitário armado em poucas horas
    Investidores noruegueses dizem que Viana é a “pérola do offshore”
  • Braga
    BragaMostrar Mais
    Satélites lançados por Elon Musk vistos no céu noturno de Braga
    Suspeita de fogo posto numa vivenda devoluta em Braga onde pernoitam sem abrigo
    Braga: Duas bombas de gasolina assaltadas por solitário armado em poucas horas
    Traficante detido com 1 quilo de heroína após abastecer-se em bairro de Braga
    Tribunal de Braga pede perícia à assinatura de arguida no caso do desvio de 31 mil euros de contas do Montepio
  • Alto Minho
    • Viana do Castelo
    • Ponte de Lima
    • Arcos de Valdevez
    • Caminha
    • Melgaço
    • Monção
    • Paredes de Coura
    • Ponte da Barca
    • Valença
    • VN Cerveira
  • Cávado
    • Barcelos
    • Vila Verde
    • Póvoa de Lanhoso
    • Amares
    • Esposende
    • Terras de Bouro
    • Vieira do Minho
  • Ave
    • Guimarães
    • Famalicão
    • Fafe
    • Cabeceiras de Basto
    • Celorico de Basto
    • Vizela
  • Desporto
    DesportoMostrar Mais
    Câmara de Ponte de Lima homenageia Fernando Pimenta e treinador Hélio Lucas
    “Estou muito satisfeito, foi uma vitória perfeitamente justa”
    Dezenas de automóveis clássicos passearam pelo Minho
    SC Braga regressa às vitórias com goleada ao Boavista
    Santa Maria avança para a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal após vencer o Salgueiros
  • Mais
    • GO!
    • Aqui Perto
      • Galiza
      • Póvoa de Varzim
      • Santo Tirso
      • Trofa
      • Vila do Conde
      • Trás-os-Montes
    • Portugal
    • Sociedade
    • Economia
    • Política
    • Saúde
    • Educação
    • Cultura
    • Tecnologia
    • Ciência
    • Natureza
    • Opinião
A Ler: Marca portuguesa com loja em Braga vende 500 latas de sardinha por dia em Times Square
  • 1.ª Página
  • Destaques Jornalísticos
O MINHOO MINHO
Aa
  • 1.ª Página
  • Destaques Jornalísticos
Pesquisar
  • Primeira Página
  • Minho
    • Braga
    • Viana do Castelo
    • Guimarães
    • Barcelos
    • Famalicão
    • Ponte de Lima
    • Alto Minho
    • Ave
    • Cávado
    • Aqui Perto
  • Desporto
    • Futebol
    • Modalidades
  • Portugal
    • Assembleia da República
    • Presidente da República
    • Governo
    • Sindicatos
  • GO!
    • Marque na Agenda
    • Coisas para Fazer
    • Comer Bem
    • Lifestyle
    • Verão
  • Sociedade
    • IPMA
    • Jogos Santa Casa
    • Acidentes
    • Incêndios
    • Bombeiros
    • Polícias
    • Justiça
    • Animais
    • Igreja Católica
    • Mobilidade
    • Turismo
    • Greves
  • Economia
    • Emprego
    • Combustíveis
    • Habitação
    • Negócios
    • Vinho
    • Indústria
    • Indústria têxtil
    • Hotelaria
    • Energia
    • Inflação
    • Desemprego
    • Bancos
    • Finanças
    • Segurança Social
    • Agricultura
    • Mar
    • Pesca
    • Exportações
    • Inovação
    • Investimento
  • Saúde
    • Hospitais
    • SNS
    • INEM
    • Médicos
    • DGS
    • Vacinas
    • Infarmed
    • Covid-19
    • Saúde Mental
    • Eutanásia
  • Cultura
    • Património
    • Festas e Romarias
    • Gastronomia
    • Arquitetura
    • Arte
    • Música
    • Teatro
  • Ciência
    • Ambiente
    • Biodiversidade
    • Arqueologia
    • Astronomia
  • Educação
    • Escolas
    • Professores
    • Ensino Superior
  • Natureza
  • Calendário
  • Política
  • Tecnologia
  • Opinião
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
O MINHO > Mundo > Américas > Estados Unidos > Marca portuguesa com loja em Braga vende 500 latas de sardinha por dia em Times Square
Economia

Marca portuguesa com loja em Braga vende 500 latas de sardinha por dia em Times Square

O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa

O MINHO
10/09/2023 13:02
por O MINHO 5 Min a Ler
Foto: GLYN LOWE PHOTOWORKS / Instagram
Partilhar

A sardinha em lata portuguesa está a brilhar na famosa Times Square, em Nova Iorque, onde é diariamente “pescada” por turistas de todo o mundo que demonstram um elevado conhecimento e gosto pelas conservas produzidas em Portugal. 

- Anúncio -

A internacionalização d’”O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa”, um conceito da Comur – Fábrica de Conservas da Murtosa, que conta com 21 lojas em Portugal, uma delas na Rua do Souto, em Braga, arrancou em agosto e foi brindada com uma enchente de turistas que deixou os funcionários “sem mãos a medir”, como disse, em entrevista à Lusa, o administrador da empresa proprietária, a Valor do Tempo.

Vendem-se entre 400 a 500 latas por dia, afirmou Tiago Quaresma, referindo que ficou surpreendido com o conhecimento que muitos norte-americanos revelaram sobre o pescado português, nomeadamente a sardinha, talvez por os Estados Unidos serem o principal mercado da indústria conserveira portuguesa.

“Ficámos um pouco surpreendidos por ser tão pouco surpresa”, afirmou o empresário, acrescentando: “arriscaria dizer que causou mais espanto em Portugal, no início deste projeto, há uns anos, do que tem causado em Nova Iorque. Temos tido, com muita regularidade, clientes a entrar na loja [em Nova Iorque] a dizer que já estiveram nas nossas lojas em Portugal, e nem sempre em Lisboa e Porto”.

A “memória afetiva” dos norte-americanos com as conservas portuguesas, e a sardinha em particular, e o “enorme interesse” que estes têm revelado pelo produto justificaram a escolha de Nova Iorque como o primeiro ‘mergulho’ da sardinha em lata portuguesa em águas internacionais.

A escolha de Times Square, o espaço de Nova Iorque mais visitado pelos turistas, também não foi aleatória.

“Queríamos marcar um ponto, queríamos ser notados e isso já se tem constatado, com a adesão em peso da comunicação social local ao nosso conceito. O arrojo de irmos para uma localização de tanto valor acrescentado já está a compensar”, disse.

“Isto acontece, sobretudo porque estamos em Times Square. Podia haver outras localizações de igual impacto comercial, mas nenhuma outra nos garantia este entusiasmo mediático”, sublinhou.

A internacionalização do produto – que se traduz num investimento superior a quatro milhões de euros – começou com apenas as sardinhas, mas mais pescado português estará disponível a partir deste fim de semana nesta praça do tempo, com permanente animação.

Ainda assim, têm sido “centenas e, em alguns dias, milhares de pessoas” que têm visitado as lojas, com muitas delas a “fazerem compras de várias dezenas e até centenas de dólares em conservas”, nomeadamente norte-americanos de outros estados.

A loja começa já a preparar-se para o “pico” da procura que deverá decorrer entre o Dia de Ação de Graças e a passagem de ano, nuns 45 dias tradicionalmente frenéticos para o comércio e que prometem um verdadeiro ‘cardume’ de clientes.

Segundo Tiago Quaresma, é natural que mais lojas sejam abertas nos Estados Unidos, até porque o resultado está a ser superior ao mais ambicioso dos sonhos.

“O que queríamos validar em Nova Iorque, e validámos já, é que isto continua a funcionar, mesmo passando a fronteira”, indicou. 

“A sardinha portuguesa é uma marca de todos e é isso que queremos com a presença em Times Square, que seja uma presença maior do que uma entidade privada e seja uma declaração de intenções de um país, porque este é provavelmente o produto com mais capacidade de penetração internacional que Portugal tem”, disse.

O empresário adiantou que gostaria de semelhante visibilidade para mais produtos das marcas que o grupo detém e que “assentam num legado da história e do património português e honram o passado e as tradições que o tempo conservou”, como o Museu do Pão, a Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, o Museu da Cerveja, as Queijadas Finas de Sintra ou os ovos-moles de Aveiro, entre outros.

Mas reconhece que os produtos alimentares frescos são mais difíceis de exportar, pois a qualidade que os torna únicos poderia ficar comprometida.

Por esta razão, pelas facilidades que apresenta, a nível logístico e de tamanho de loja, a filigrana é a que “estará mais pronta para voar”, considerou.

Partilhar este Artigo
Facebook Twitter WhatsApp WhatsApp Copiar Ligação Imprimir
por O MINHO Conselho Editorial
Seguir
Jornal digital da região do Minho.
Artigo Anterior Doze distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido ao mau tempo
Próximo Artigo É de Famalicão, tem 8 anos e ganhou três prémios internacionais de flauta

Minho

Justiça

Três guardas acusados de mentir para ilibar GNR que foi de Vila Verde a Ponte da Barca para agredir homem

Joaquim Gomes Joaquim Gomes 24/09/2023
Obituário

Grupo folclórico “em choque” com morte súbita de elemento durante caminhada em Barcelos

Pedro Luís Silva Pedro Luís Silva 24/09/2023
Justiça

Ex-autarca de Barcelos diz que ABB não tem direito a indemnização de 599 mil euros

Luís Moreira Luís Moreira 25/09/2023
Educação

Professor de Ponte de Lima colocado no Alentejo dorme no carro e toma banho na escola

O MINHO O MINHO 24/09/2023
- Anúncio -
- ANÚNCIO -

Últimas Notícias

Farmácias
Idosos com Complemento Solidário terão desconto imediato de 50% em medicamentos
25/09/2023
Canoagem
Câmara de Ponte de Lima homenageia Fernando Pimenta e treinador Hélio Lucas
25/09/2023
Economia
Governo desce imposto dos combustíveis
25/09/2023
Artur Jorge
“Estou muito satisfeito, foi uma vitória perfeitamente justa”
24/09/2023
Automobilismo
Dezenas de automóveis clássicos passearam pelo Minho
25/09/2023

Destaques

I Liga

SC Braga regressa às vitórias com goleada ao Boavista

O MINHO O MINHO 24/09/2023
Economia

Investidores noruegueses dizem que Viana é a “pérola do offshore”

O MINHO O MINHO 24/09/2023
Atletismo

Mariana Machado e Hélio Gomes sagram-se campeões nacionais de estrada

O MINHO O MINHO 24/09/2023
Economia

Centro comercial em Barcelos? Promotor terá que voltar a enviar o processo

Pedro Luís Silva Pedro Luís Silva 24/09/2023

Jornal Online – Periodicidade Diária

Diretor: Thiago da Costa Correia © PDG5 MEDIA, LDA.

Política de Privacidade  Ficha Técnica  Estatuto Editorial

O MINHO

É Todo Seu

  • Primeira Página
  • Minho
  • Desporto
  • Portugal
  • GO!
  • Sociedade
  • Economia
  • Saúde
  • Cultura
  • Ciência
  • Educação
  • Natureza
  • Calendário
  • Política
  • Tecnologia
  • Opinião

O MINHO é um Órgão de Comunicação Social registado na ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

Acesso Rápido:
  • Liga dos Campeões
  • Tempo
  • Empresas
  • Euromilhões
  • Acidentes

Quem Somos

  • Política de Privacidade
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial

Jornal Online – Periodicidade Diária

Diretor: Thiago da Costa Correia © PDG5 MEDIA, LDA.

Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu a palavra-passe?