Seguir o O MINHO

Braga

Maior jornal do Rio de Janeiro destaca Braga, “novo el dorado dos brasileiros”

Comunidade brasileira em Braga

em

Foto: Reportagem na versão impressa do jornal O Globo / (O MINHO)

O aumento da imigração em Braga por parte da comunidade brasileira é hoje destaque no jornal O Globo, um dos jornais com maior tiragem e prestígio no Brasil.

A reportagem, com chamada à capa do jornal, mostra o lado empreendedor dos brasileiros em Braga, apelidando a cidade como “novo eldorado em Portugal da população brasileira” e salientando o crescimento de 137,6% da comunidade vinda do outro lado do Atlântico.

Capa da versão impressa do jornal O Globo de domingo, dia 04/08/2019

Capa da versão impressa do jornal O Globo de domingo, dia 04/08/2019

Porto e Lisboa parecem ser cidades a evitar para a nova vaga de imigração e aquele jornal explica que a preferência por Braga passa pelos “bons serviços públicos, estímulo ao empreendedorismo e segurança” e rendas de habitação mais baixas do que nas grandes metrópoles.

O advogado Edison Puppim e a enfermeira Alessandra Nogueira são exemplos de quem busca o “o novo el dorado”, confirmando que está para breve a abertura da pastelaria “Último do Pacote” na cidade. O casal paga 600 euros de renda por um T2. Em Lisboa seria de 900 euros, explica a enfermeira.

Também uma proprietária de um salão de cabeleireiro, face ao aumento de 82% de faturação nos últimos sete meses, diz ganhar “mais que um médico”.

O aumento do preço no ramo imobiliário também é destacado e até associado à vaga de “imigração constante”. Indica ainda a publicação que, durante a última semana, não havia vagas para agendar concessão e renovação de autorizações de residência no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, àquele jornal, brincou, dizendo que “o ‘brasileiro’ é a língua oficial de Braga”.  O autarca explica que recebe regularmente no gabinete os recém-chegados que procuram informação para investir ou abrir negócio.

“São pessoas com recursos económicos e espírito empreendedor, que buscam o desenvolvimento de um projeto de vida. Quem nos procura é encaminhado para a InvestBraga, uma agência pública de consultoria gratuita para a concretização do negócio”, explicou o edil.

Mas a matéria mostra que nem tudo é um mar dourado para os brasileiros em Braga. É dado o exemplo de Bruno Madeira, que trabalhava na área do turismo e quando chegou a Braga foi trabalhar para a colheita de mirtilos e amoras perante “camundongos” e “coco de javali”.

O jornal aponta ainda que, de forma oficial, residem 6.168 cidadãos brasileiros em Braga, existindo um aumento de 137,6% nos últimos dez anos.

Jornal O Globo

Com o slogan “Muito além do papel de um Jornal”,  O Globo é um jornal de notícias diário fundado a 29 de julho de 1925 por Irineu Marinho e que ainda hoje pertence à família do fundador.

De acordo com o Instituto Verificador de Comunicação, a publicação registou em 2018 uma média de venda de 120.303 exemplares impressos por dia sendo um dos jornais mais lidos da América do Sul. Conta atualmente com 5,7 milhões de seguidores na rede social Facebook.

Populares