Jovens meteorologistas de Ponte de Lima ganham prémio nacional de inovação

Foto: DR

O MeteoFreixo, desenvolvido na Escola Básica de Freixo, em Ponte de Lima, venceu o Concurso Nacional Inovação na Escola 2024, através do projeto “Meteorologia for All”.

O prémio foi hoje entregue, numa cerimónia que decorreu no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, pelo ministro da Educação Fernando Alexandre. Esta iniciativa é organizada pela Agência Nacional de Inovação e pela Ciência Viva. 

O grupo “Meteorologia for All”, composto pelos estudantes José Luís Fernandes, Pedro Machado e Gonçalo Sousa, foram distinguidos na categoria referente ao 3.º ciclo.

Foto: DR

Os vencedores integram o clube MeteoFreixo, que foi criado em outubro de 2017 pelo agrupamento de Freixo, em Ponte de Lima.

Foto: DR

Este é um dos principais responsáveis pela rede de estações meteorológicas de Arcos de Valdevez e Paredes de Coura, tendo também criado o índice de risco natural de incêndio e geada, certificado pelo Politécnico de Viana do Castelo, e que é uma importante ferramenta para prevenir incêndios. 

Com duas estações meteorológicas (analógica e digital), o clube partilha os dados que recolhe com os Bombeiros de Ponte Lima, a GNR de Freixo e o com a Proteção Civil, através do Comando Sub-regional do Alto Minho.

Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Festival de Caminhadas está de regresso ao Gerês

Próximo Artigo

Três jovens do Minho na lista do PS às Europeias

Artigos Relacionados
x