João Miranda, empresário de Barcelos, deixa a presidência da Frulact (que fundou há 35 anos)

Economia

João Miranda, empresário natural da freguesia de Roriz, no concelho de Barcelos, deixou o cargo de ‘chairman’ da Frulact, empresa que fundou em 1987, no Porto, juntamente com o seu pai e irmão, foi hoje anunciado.

“Depois deste longo e entusiasmante percurso desde a fundação da Frulact em 1987, retiro-me com o sentimento de dever cumprido, e com um orgulho enorme, por sentirmos, enquanto acionistas, que deixamos este projeto num patamar de excelência e de reconhecimento a nível mundial, que só o poderá fazer continuar a voar. Hoje, a Frulact é uma empresa internacional, de origem portuguesa, inovadora e com ambição. Exemplo dessa ambição é a recente aquisição do negócio de preparação de fruta da norte-americana Internacional Flavors & Fragances Group (IFF), concretizada há menos de um mês. Uma operação que vai acelerar o crescimento e a criação de valor do Grupo Frulact”, explica João Miranda, citado em comunicado.

“Passarei agora a ter mais tempo e disponibilidade para acompanhar a minha família e estar mais perto dos meus amigos, e continuarei a vibrar com as futuras conquistas do Grupo”, afirma o empresário de 56 anos. “Saio com a certeza de que os Frulacteanos vão continuar a trabalhar para garantir um futuro brilhante à empresa, e que a Ardian, reconhecerá o mérito dos Frulacteanos e honrará o legado da família Miranda”, acrescenta

Com uma dezena de fábricas em três continentes, a Frulact tinha sido vendida há um ano e meio à francesa Ardian, que manteve João Miranda na liderança do grupo, com o empresário a passar de CEO para o cargo de ‘chairman’.

“Agradecemos profundamente o trabalho notável de criação, desenvolvimento e consolidação que João Miranda desenvolveu ao longo dos últimos 35 anos na Frulact. Vamos continuar a trabalhar com uma equipa de excelência numa estratégia de crescimento sustentável que consolide a Frulact como uma referência no sector respeitando o legado dos seus fundadores”, sublinha Gonzalo Fernandez, da Ardian, também citado em comunicado.

A Frulact apresenta-se como uma empresa inovadora de topo no fornecimento de ingredientes de valor acrescentado para a indústria alimentar e de bebidas, focada nos preparados de fruta, ingredientes à base de plantas e outras especialidades.

A Frulact abastece globalmente um vasto conjunto de produtores de lacticínios, bebidas e gelados a partir das suas unidades de produção na Europa (Portugal e França), América do Norte (Canadá), e África (Marrocos e África do Sul). A sede da Frulact é em Portugal, e a empresa tem como acionista a Ardian, uma sociedade líder mundial em investimento privado.

O grupo Frulact, que tinha fechado 2019 com vendas de 115 milhões de euros, chegou aos 120 milhões de euros no ano passado.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados