Seguir o O MINHO

Ave

Já chegaram ao mercado os pneus fabricados em Famalicão a partir de garrafas de plástico

Continenal Mabor

em

Foto: Divulgação / Continental

Os pneus Continental, que contêm poliéster fabricado a partir garrafas recicladas de plástico PET (o tipo de plástico mais utilizado para águas e sumos), e que estão a ser produzidos na Continenal Mabor, em Famalicão, já estão disponíveis no mercado nacional, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a Continental explica que “desenvolveu a chamada tecnologia ContiRe.Tex, que permite substituir a totalidade do poliéster convencional no pneu e que está em produção em série desde abril de 2022. O novo material de alto desempenho já está disponível em algumas dimensões dos pneus PremiumContact 6 e EcoContact 6”.

Foto: Divulgação / Continental

Em setembro de 2021, a multinacional alemã apresentou pela primeira vez a tecnologia ContiRe.Tex que utiliza fio de poliéster, que é desenvolvido a partir de garrafas PET usadas sem nenhuma etapa química intermediária e não reciclada de nenhuma outra forma. “Esta tecnologia é muito mais eficiente do que outros métodos padrão. As garrafas utilizadas provêm exclusivamente de regiões sem um ciclo fechado de reciclagem”, salienta a empresa.

Num processo de reciclagem especial, as garrafas são separadas e limpas mecanicamente, depois de as tampas das mesmas serem removidas. Após a trituração, o PET é posteriormente transformado em granulado e finalmente em fio de poliéster.

Foto: Divulgação / Continental

Para produzir um jogo de pneus padrão são necessárias cerca de 40 garrafas PET recicladas. Os pneus com tecnologia ContiRe.Tex têm um logótipo especial na parede lateral, onde se lê “Contém Material Reciclado”.

Todos os pneus produzidos com tecnologia ContiRe.Tex são 100% produzidos em Portugal, na fábrica de pneus da Continental em Lousado, Famalicão.

O fio poliéster feito de PET é usado há muito tempo como material na montagem de pneus de passageiros e camiões ligeiros. Os cordões têxteis absorvem as forças da pressão interna do pneu e permanecem estáveis, mesmo sob cargas e temperaturas elevadas. Para tornar os pneus ainda mais eficientes no consumo de energia e amigos do ambiente no fabrico, utilização e reciclabilidade, a Continental está a investigar intensivamente materiais alternativos para a sua produção.

Foto: Divulgação / Continental

Em setembro de 2021, o fabricante de pneus premium estreou o Conti GreenConcept, utilizando poliéster proveniente de garrafas de plástico reciclado na carcaça, na IAA MOBILITY. Para a segunda temporada da série de corridas all-electric Extreme E, que teve início em fevereiro de 2022, a Continental desenvolveu um pneu que também utiliza o ContiRe.Tex. Os veículos de apoio ao Tour de France 2022 foram também exclusivamente equipados com pneus ContiRe.Tex.

“Até 2050, a Continental assume o compromisso de produzir todos os pneus com materiais 100% sustentáveis”, conclui o comunicado.

EM FOCO

Populares