Indústria automóvel vai criar mais 500 empregos em Viana até final do ano

Economia
Indústria automóvel vai criar mais 500 empregos em viana até final do ano

O cluster automóvel de Viana do Castelo vai criar mais 500 empregos em Viana do Castelo até final de 2021. A garantia foi dada por empresários da indústria automóvel durante o seminário “Glocal: Pensar global, agir local”, promovido pelo Jornal de Negócios em parceria com a Câmara de Viana do Castelo.

As empresas apresentaram novos projetos de investimento no concelho, nomeadamente a nova unidade fabril da Borgwarner e a nova unidade da Serratec, bem como a Aludec que já está a entrar na fase de laboração e que, até ao final do ano, preveem gerar cinco centenas de novos postos de trabalho.

Na conferência marcaram presença representantes da Borgwarner, Bontaz, Serratec, Aludec e Viana Plásticos, que fizeram referência à centralidade de Viana do Castelo para a instalação e ampliação de investimentos, destacando também o facto de encontrarem, no concelho, trabalhadores com a formação adequada. Os empresários realçaram ainda a boa articulação com as instituições de formação profissional e o apoio de entidades públicas como a Câmara, a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

A evolução do cluster automóvel foi o grande destaque da conferência, já que o setor triplicou o volume de negócios no concelho entre 2009 e 2018, aumentando cerca de 20% as exportações totais do município e o emprego cerca de 7%, valores reforçados em 2019.

O Presidente da Câmara, José Maria Costa, anunciou que está a ser preparada a instalação de um Centro de Formação Profissional, em parceria com o IEFP, para reforçar a mão de obra especializada, que deverá surgir na Zona Industrial Alvarães Norte.

Indústria automóvel vai criar mais 500 empregos em viana até final do ano
António Cunha. Foto: Divulgação / CM Viana do Castelo
Indústria automóvel vai criar mais 500 empregos em viana até final do ano
Secretário de Estado João Neves. Foto: Divulgação / CM Viana do Castelo
Indústria automóvel vai criar mais 500 empregos em viana até final do ano
Foto: Divulgação / CM Viana do Castelo
Indústria automóvel vai criar mais 500 empregos em viana até final do ano
José Couto. Foto: Divulgação / CM Viana do Castelo
Indústria automóvel vai criar mais 500 empregos em viana até final do ano
José Maria Costa. Foto: Divulgação / CM Viana do Castelo

“Temos tido o apoio da AICEP, IAPMEI e CCDR-N, mas é igualmente importante a articulação com as nossas instituições de formação, universidades e politécnicos. Nesse sentido, orgulho-me em destacar um acordo com o IEFP, onde avançaremos para a construção de um centro de formação profissional em Alvarães que vai dar resposta a projetos e criar mão-de-obra especializada que é fundamental para o ramo da indústria automóvel”, indicou, citado em comunicado da autarquia, explicando que este será um centro em parceria com o IEFP, com as escolas e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

José Maria Costa realçou ainda que o crescimento do cluster automóvel no concelho é para continuar, dando conta de que há “um ambiente favorável para a instalação de mais empresas” de um sector que já emprega 2.300 pessoas no concelho.

Já o Secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves, também citado no comunicado, disse que Viana do Castelo “é claramente um exemplo de que é possível fazer diferente e que fazer diferente pode dar resultados”. “Esperamos que esta captação de investimento com resultados acima da média possa manter-se nos próximos anos”, frisou.

O Presidente da CCDR-N, António Cunha, assegurou que “em nove anos, um município que cresce três vezes os indicadores de um determinado sector é notável”. “Passar dos 84 milhões para 266 milhões tem de ser felicitado”, considerou o responsável.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Catarina martins considera que país precisa “sobretudo de medidas pedagógicas”

Catarina Martins considera que país precisa “sobretudo de medidas pedagógicas”

Próximo Artigo
Alfa semedo troca benfica pelo vitória sc

Alfa Semedo troca Benfica pelo Vitória SC

Artigos Relacionados