Seguir o O MINHO

Arcos de Valdevez

Incentivos a jovens para compra de casa em Arcos de Valdevez em consulta pública

Objetivo de fixar população no concelho

em

Foto: DR

A Câmara de Arcos de Valdevez iniciou hoje o processo de consulta pública do projeto de regulamento municipal que prevê incentivos aos jovens para aquisição de habitação, como forma de “fixar população” no concelho do Alto Minho.

De acordo com o edital de abertura do período de consulta pública, o projeto de regulamento para a concessão de incentivo fiscal à aquisição de habitação por jovens no concelho de Arcos de Valdevez prevê “a isenção total do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT)”.

“Ficam isentas do pagamento de IMT as aquisições efetuadas por jovens, de prédio ou fração autónoma de prédio urbano situado na área do município, destinado exclusivamente a habitação própria e permanente dos mesmos”, lê-se no documento, hoje consultado pela agência Lusa.

De acordo com aquele projeto, em consulta pública a partir de hoje e por um prazo de 30 dias, “podem beneficiar da isenção os jovens com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 35 anos, ou casais jovens, sendo que um dos elementos do casal pode ter até 36 anos (inclusive) e o valor máximo da soma de idades de ambos não poderá ultrapassar 70 anos”.

O projeto de regulamento para a concessão de incentivo fiscal à aquisição de habitação por jovens no concelho foi aprovado, por unanimidade, em abril em reunião ordinária da Câmara de Arcos de Valdevez, onde o PSD tem maioria absoluta.

A medida do executivo liderado pelo social-democrata João Manuel Esteves integra “uma estratégia integrada para dinamizar o território, criar emprego, atrair investimento, gerar rendimento e contribuir para a fixação, a atração e o regresso de pessoas”.

Os apoios fiscais agora em discussão pública são justificados com a necessidade de “definir regras e critérios que permitam dotar o município de Arcos de Valdevez de um instrumento que contribua para a fixação da população jovem no concelho”.

O “apoio ao repovoamento do concelho, contemplando melhores soluções para os jovens conseguirem terrenos a preços apelativos e construírem as suas habitações ou para arrendamento” é uma das medidas do Plano de Atividades e Orçamento de Arcos de Valdevez para 2019.

O documento, aprovado em outubro do ano passado, tem um orçamento de quase 28 milhões de euros, mais um milhão do que em 2018.

Anúncio

Alto Minho

Vai ser possível fazer Viana-Ponte de Lima-Sistelo por ecovia

Prolongamento da Ecovia do Vez

em

Foto: Divulgação / CM Arcos de Valdevez

A Câmara de Arcos de Valdevez está a executar um novo troço na ecovia, entre Jolda São Paio, no concelho, e as Laranjas, em Ponte de Lima, informou hoje aquela autarquia.

Segundo o município, com aquela intervenção “passará a ser possível percorrer a ecovia de Viana do Castelo até Arcos de Valdevez, passando por Ponte de Lima e chegando até Sistelo”.

Foto: Divulgação / CM Arcos de Valdevez

Com o “prolongamento da ecovia do Vez, e a ligação direta à ecovia de Ponte de Lima, Arcos de Valdevez pretende criar mais um motivo de interesse para quem gosta de passear ou praticar atividades em contacto com a natureza e culturas locais”.

Continuar a ler

Alto Minho

RTP transmite 7 Maravilhas Doces de Portugal em Arcos de Valdevez

Televisão

em

Foto: Divulgação

A vila de Arcos de Valdevez recebe, no próximo domingo, a gala da meia-final do concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal, que será transmitida, a partir das 21:00 horas, na RTP.

Com os “Charutos dos Arcos” a serem eleitos o melhor doce do distrito de Viana do Castelo, a iguaria arcuense está, agora, na corrida para a final do concurso, que terá lugar no próximo dia 07 de setembro.

A votação telefónica neste doce, que, neste concurso, é apadrinhado pelo escritor Jacinto Lucas Pires, com ligações familiares àquele concelho do Alto Minho, pode ser feita, entre quinta-feira e sábado, através do número 760 107 003.

No distrito de Braga, o Bolinhol de Vizela foi o vencedor do concurso, tendo sido apurado para pré-finalista.

Os doces de todos os distritos do país a concurso, assim como as regras, podem ser consultados no site do concurso promovido pela RTP em https://7maravilhas.pt/.

Continuar a ler

Arcos de Valdevez

Arcos de Valdevez: Bovinos resgatados na Ecovia do Vez

Em Cabreiro

em

Foto: Filipe Guimarães/Bombeiros de Arcos de Valdevez

Três bovinos foram resgatados na tarde desta quarta-feira na Ecovia do Vez, entre os lugares da Sra. dos Aflitos em Sistelo e S. Sebastião, em Cabreiro, Arcos de Valdevez.

Os animais terão entrado na ecovia e na zona dos passadiços em Cabreiro. A forte inclinação e a chuva tornaram o piso escorregadio o que terá resultado na queda dos animais e consequente imobilização, segundo explica Filipe Guimarães, comandante dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, responsáveis pelo resgate.

O comandante, na sua publicação na rede social Facebook, alerta os proprietários de animais desta zona que em dias de chuvas evitem o acesso dos animais à ecovia, pois neste local existem algumas ravinas que podem ser fatais aos animais

No local esteve uma viatura daquela corporação e três operacionais.

Continuar a ler

Populares