Região
Incêndios no distrito de Braga mobilizam mais de 500 bombeiros
Mais do que no conjunto dos restantes distritos do país.
Mais de 500 bombeiros encontravam-se a combater diversos incêndios no distrito de Braga, esta terça-feira noite, três dos quais de “grandes dimensões”.
Segundo fonte da Proteção Civil, às 22:30 horas, os vários fogos ativos mobilizavam 549 operacionais, um número muito acima do que se verificava no resto do país, onde o Porto (156) e a Guarda (116) eram os dois distritos com mais de cem bombeiros no terreno.
Os incêndios que mais operacionais mobilizavam, àquela hora, estavam a ser combatidos em Vade (205 operacionais) e Aboim da Nóbrega (107), no concelho de Vila Verde.
Segundo Hermenegildo Abreu, comandante distrital de Operações de Socorro de Braga, o “vento forte” que se faz sentir tem sido a principal dificuldade encontrada pelos bombeiros, a par do “declive acentuado” do terreno.
O incêndio que está a evoluir favoravelmente foi o que deflagrou pelas 16:12 de segunda-feira em Aboim da Nóbrega. Mais complicado está o combate às chamas que começaram pelas 11:02 de hoje em Vade, que mantém duas frentes ativas.
“O vento está forte e o terreno apresenta declives acentuados, vamos ter uma longa noite de trabalho pela frente”, referiu.
Incêndios em Vila Verde: “Sem a famosa mão humana, isto não me parece possível”
Em Caldas de Vizela, 122 operacionais combatem uma frente de fogo, num incêndio que deflagrou pelas 14:50.
Outros incêndios de menor dimensão verificavam-se em Lordelo (37 operacionais), concelho de Celorico de Basto, Salamonde (26), concelho de Vieira do Minho e Dossãos (16), também no concelho de Vila Verde.
Para além do elevado número de operacionais, estavam também no auxílio ao combate 158 meios terrestres – e nenhum meio aéreo, devido à hora noturna.
-
BragaHá 2 dias
Do Luxemburgo à Póvoa de Lanhoso, de Famel, a 50 km/h
-
RegiãoHá 1 dia
Construtoras de Braga e Famalicão incluídas no mega consórcio português da Alta Velocidade
-
BragaHá 18 horas
Americanos compram Minipreço em Braga em negócio de 150 milhões que inclui vários Pingo Doce do país
-
PaísHá 2 dias
Euromilhões: Apostador estrangeiro ganha 66 milhões. Em Portugal ninguém ganhou mais de 450 euros