O novo Centro de Saúde de Moreira de Cónegos foi inaugurado esta sexta-feira, na Rua do Bacelo, num investimento de 2,27 milhões de euros, financiado em 86% por fundos comunitários através do programa Norte 2020. Segundo o presidente da Junta, foi “a melhor prenda que Moreira de Cónegos já recebeu”.
O centro de saúde inclui salas de espera para adultos e para o público materno-infantil, gabinetes de enfermagem e de consulta, salas de tratamentos, uma sala de amamentação e fraldário, bem como instalações para internos e sanitários modernos.
António Brás, presidente da Junta de Freguesia, classificou o novo centro como “a melhor prenda que Moreira de Cónegos já recebeu”, enfatizando “o impacto positivo na qualidade de vida da população”.
Domingos Bragança, presidente da Câmara de Guimarães, destacou o compromisso cumprido com a vila de Moreira de Cónegos e o papel de Guimarães como exemplo nacional na gestão da saúde pública, com projetos inovadores em desenvolvimento, como a construção de um centro pré-hospitalar na encosta da Penha, num investimento de 13 milhões de euros.
Rui Armindo Freitas, secretário de Estado Adjunto e da Presidência, destacou que “este projeto é a prova de que os impulsos municipais, aliados aos fundos de coesão, são fundamentais para responder às necessidades das populações”.
Para o governante, esta obra não só transforma o espaço físico, como também muda vidas e a forma como se trabalha em saúde.
Já Pedro Cunha, presidente da ULS-Ave, reforçou a importância do espaço para os utentes do SNS e os profissionais de saúde, permitindo condições de trabalho mais dignas e atendimento mais eficiente.
O novo espaço foi projetado pelo gabinete de arquitetura Studio Can e executado pela empresa NVE Engenharias.