Seguir o O MINHO

Alto Minho

Igreja Matriz de Ponte de Lima recebe Concerto de Páscoa

em

O município de Ponte de Lima, com o apoio da Paróquia de Santa Maria dos Anjos, vai organizar, na próxima quinta-feira, pelas 22h00, na Igreja Matriz de Ponte de Lima, um Concerto de Páscoa, realizado por Carlos Guilherme (tenor), Filipa Lopes (soprano) e Pedro Vieira de Almeida (piano).

As entradas são gratuitas e todas as informações podem ser obtidas pelo telefone 258 900 414 ou pelo email [email protected].

Informações sobre os artistas:

Carlos Guilherme – Tenor

Nasceu em Lourenço Marques, Moçambique. Estudou com John Labarge no Conservatório Regional do Algarve e foi cantor residente do Teatro Nacional de S. Carlos de 1980 a 1992. O seu repertório inclui 40 papéis principais em 75 óperas, recitais e concertos por todo o país, sendo de realçar a sua assídua colaboração com o Círculo Portuense de Ópera. A partir de 1987 foi convidado a cantar noutros países, tais como os Estados Unidos, Brasil, Moçambique, Bélgica, França e Israel. Gravou em CD “A Canção Portuguesa”, com Armando Vidal e um CD com árias de ópera acompanhado pela Orquestra do Norte. Além das principais orquestras portuguesas, colaborou com a O. de Câmara de Pádua, do Comunal de Bolonha, Filarmónica de Moscovo e Sinfónicas de Budapeste, de S. Francisco, de Israel de Pequim e de Shangai. Em abril de 2001 estreou-se em Itália no Teatro Rossini. Voltou a Itália em 2005 para cantar nos Teatros Comunais de Ferrara e de Módena. Em 2003 atuou em Coimbra com o tenor José Carreras. Melhorou a sua técnica vocal com Marimi del Pozo, Gino Becchi, Campogalliano, Claude Thiolass e Regina Resnik.

Filipa Lopes – Soprano

Estudou Canto com Cortés Medina, Lia Altavila, Isabel Biu, Elsa Saque e Filomena Amaro, com quem finalizou o Curso de Canto na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa. Efetuou aulas de aperfeiçoamento com Helmut Lips, Liliana Bizineche, Mercè Obiol, Montserrat Caballé, Elena Dumitrescu Nentwig, Susan McCulloch, Enza Ferrari e Elizabete Matos. Cantou nas peças teatrais “As Suplicantes” (música de A.C. Medina, Teatro Municipal de Almada), “As Troianas” (música de Eduardo Paes Mamede, Teatro Nacional D. Maria II), na cantata cénica “Sobre o Vulcão” (música de Luis Bragança Gil nos Encontros Acarte da Fundação Calouste Gulbenkian), em eventos, gravações de discos e publicidade.

Pedro Vieira de Almeida – Piano

Natural de Coimbra (1979), iniciou os estudos musicais em Setúbal. Aos 10 anos, ingressou na Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi, onde acabou por terminar o curso complementar de piano em 1997. No mesmo ano iniciou a frequência da Escola Superior de Música de Lisboa. Nesta escola recebeu orientação dos Profs. Jorge Moyano, José João Gomes dos Santos, Fernando Fontes e Olga Prats. Terminou, em 2002, a Licenciatura em Piano na referida instituição. Paralelamente, frequentou Cursos de Piano e Master Classes com Adriano Jordão, Sequeira Costa e Dimitri Bashkirov e Tsiala Kvernadze. É de realçar o seu trabalho desde 2002 como professor acompanhador na Escola de Música do Conservatório Nacional colaborando com canto, saxofone, cordas e piano. Desde 2003, trabalhou também com as mesmas funções no Conservatório Regional de Setúbal e na Escola Superior de Música de Lisboa.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Ponte de Lima. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

EM FOCO

Populares