Humberto Gomes regressa à seleção de andebol após lesão

Andebol
Humberto gomes regressa à seleção de andebol após lesão
Foto: Facebook de ABC de Braga (Arquivo)

Os regressos de Gilberto Duarte, Humberto Gomes, Alexis Borges e Sérgio Barros e a estreia de Miguel Espinha são os destaques dos convocados da seleção de andebol hoje divulgados para o duplo confronto de qualificação para o Euro2022.

Portugal, que está a um empate de garantir no grupo 4 a qualificação matemática para a fase final do Euro2022, defronta Israel na quinta-feira, em Telavive, e encerra o apuramento com a receção no domingo à Lituânia, em Matosinhos.

O lateral Gilberto Duarte, o guarda-redes Humberto Gomes e o pivô Alexis Borges regressam aos eleitos após terem falhado o torneio pré-olímpico de qualificação, todos devido a lesão, que ditou a presença em Tóquio2020, com um triunfo sobre a anfitriã França.

No mesmo sentido, o selecionador Paulo Jorge Pereira também promoveu o regresso ao lote de opções do ponta Sérgio Barros, que defende as cores dos romenos do SCM Timisoara, e a estreia do guarda-redes Miguel Espinha, dos espanhóis do CB Huesca.

Fora dos eleitos, em relação à convocatória para o torneio pré-olímpico, em março, ficaram os guarda-redes Diogo Valério (VFL Gummerbach, Ale) e Manuel Gaspar (Sporting), o ponta Leonel Fernandes (FC Porto), o central André José (ABC), o pivô Tiago Rocha (Sporting) e o lateral Diogo Silva (FC Porto).

O leque de opções da seleção incorpora apena um lateral direito de raiz, Bélone Moreira, mas essa opção foi justificada pela equipa técnica com o facto de tanto André Gomes, como Fábio Magalhães e Gilberto Duarte fazerem essa posição.

De acordo com o adjunto Paulo Fidalgo, que anunciou as escolhas de Paulo Pereira, o “foco máximo” da seleção, após a euforia da inédita qualificação olímpica para Tóquio2020, está centrado apenas no jogo com Israel e no apuramento para o Euro2022.

“Temos todas as condições para, dentro de campo, conseguir o resultado que nos falta”, referiu Paulo Fidalgo, considerando que a seleção está “otimista” na obtenção da qualificação.

Paulo Fidalgo recordou que Israel “é uma seleção muito competitiva”, como deixou claro no primeiro jogo (vitória de Portugal por 31-22) e está ainda empenhada em garantir o apuramento, ao alcance dos dois primeiros do grupo e do melhor terceiro entre todos.

Israel ocupa a última posição do grupo 4, ainda sem qualquer ponto, mas disputou apenas duas partidas, tendo agendado jogos com a Lituânia (hoje), Islândia (terça-feira e domingo) e Portugal (quinta-feira).

Daí que a seleção israelita esteja ainda apostada em somar os pontos necessários que lhe permitam regressar a uma fase final de um campeonato da Europa, após uma ausência de 20 anos.

Outro dos aspetos para que Paulo Fidalgo alertou foi para o facto de o jogo em Israel ter público e os portugueses já sabem que contam com “casa quase cheia” no Sports Arena de Telavive.

Lista de 18 convocados

– Guarda-redes: Humberto Gomes (Póvoa AC), Gustavo Capdeville (Benfica) e Miguel Espinha (CB Huesca, Esp).

– Pontas: Diogo Branquinho (FC Porto), Sérgio Barros (SCM Timisoara, Rom), António Areia (FC Porto) e Pedro Portela (Tremblay, Fra).

– Centrais: Miguel Martins (FC Porto) e Rui Silva (FC Porto).

– Pivôs: Alexis Borges (Montpellier, Fra), Daymaro Salina (FC Porto), Luís Frade (FC Barcelona, Esp) e Victor Iturriza (FC Porto).

– Laterais: Alexandre Cavalcanti (Nantes, Fra), André Gomes (FC Porto), Fábio Magalhães (FC Porto), Bélone Moreira (Benfica) e Gilberto Duarte (Montpellier, Fra).

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
António costa inaugurou conclusão da eletrificação da linha do minho em valença

António Costa inaugurou conclusão da eletrificação da Linha do Minho em Valença

Próximo Artigo
Quadrilátero cultural vai percorrer braga, famalicão, barcelos e guimarães

Quadrilátero Cultural vai percorrer Braga, Famalicão, Barcelos e Guimarães

Artigos Relacionados