Humberto Gomes, de Braga, vai disputar os Jogos Olímpicos aos 43 anos

Andebol
Humberto gomes, de braga, vai disputar os jogos olímpicos aos 43 anos

Humberto Gomes, de Braga, é um dos selecionados finais na convocatória da seleção portuguesa de andebol para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, agora reduzida a 17, sendo que dois são suplentes. Para além do veterano guardião de 43 anos, outros três atletas minhotos estão garantidos no ’15’ olímpico.

A lista dos eleitos do selecionador Paulo Jorge Pereira inclui um suplente, cujo nome não foi divulgado e pode variar de jogo para jogo, e dois jogadores, o ponta-esquerda Leonel Fernandes, do FC Porto, e o guarda-redes Manuel Gaspar, do Sporting, que só podem substituir outros por motivos clínicos.

Do Minho, são chamados ainda os bracarenses André Gomes e Fábio Magalhães, e o vimaranense Rui Silva, todos atletas do FC Porto.

A quota olímpica é de 14 jogadores, mas a Federação Internacional de Andebol (IHF) permitiu a inscrição de um suplente e de mais dois jogadores extra, que podem treinar com a seleção, mas não permanecer na Aldeia Olímpica ou viajar nos mesmos transportes que a equipa.

Depois de ter reduzido os pré-convocados para 19, com a saída de André José, do ABC, na terça-feira, Paulo Jorge Pereira descartou o lateral-esquerdo Gilberto Duarte, que falhou o Europeu de 2020 por lesão, e o lateral-direito Diogo Silva da lista final.

A seleção de andebol masculino vai ser a primeira representante portuguesa em competições olímpicas oficiais de modalidades de pavilhão.

No Grupo B, a equipa das ‘quinas’ vai defrontar Egito (24 de julho), Bahrain (26), Suécia (28), Dinamarca (30) e Japão (01 de agosto), no Ginásio Nacional Yoyogi, em Tóquio, sendo que os quatro primeiros colocados qualificam-se para a ronda eliminatória.

Portugal vai estar representado por 92 atletas, de 17 modalidades, nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, que vão ser disputados entre 23 de julho e 08 de agosto, depois do adiamento por um ano, devido à pandemia de covid-19.

Caso o Comité Olímpico Internacional (COI) aumente a quota do torneio masculino de andebol para 15, a Missão nacional vai subir para 93 atletas, podendo chegar aos 95, se os jogadores suplementares forem utilizados.

Lista dos 15 convocados:

– Guarda-redes: Humberto Gomes (Póvoa AC) e Gustavo Capdeville (Benfica).

– Pontas: Diogo Branquinho (FC Porto), António Areia (FC Porto) e Pedro Portela (Tremblay HB, Fra).

– Laterais: Alexandre Cavalcanti (HBC Nantes, Fra), André Gomes (FC Porto), Fábio Magalhães (FC Porto) e João Ferraz (HSC Suhr Aarau, Sui).

– Centrais: Miguel Martins (FC Porto) e Rui Silva (FC Porto).

– Pivôs: Alexis Borges (Montpellier, Fra), Daymaro Salina (FC Porto), Luís Frade (FC Barcelona, Esp) e Victor Iturriza (FC Porto).

Suplentes extra:

– Guarda-redes: Manuel Gaspar (Sporting).

– Ponta: Leonel Fernandes (FC Porto).

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Incidência sobe para 210 em braga depois de uma semana com 156 novos casos

Incidência sobe para 210 em Braga depois de uma semana com 156 novos casos

Próximo Artigo
Caso positivo no gil vicente cancela jogos particulares com famalicão e vitória

Caso positivo no Gil Vicente cancela jogos particulares com Famalicão e Vitória

Artigos Relacionados