Horácio Barra e Alexandre Maciel confirmados na lista do PS à Câmara de Barcelos

Eleições autárquicas
Horácio barra e alexandre maciel confirmados na lista do ps à câmara de barcelos

Horácio Barra e Alexandre Maciel vão ser, respetivamente, os dois primeiros nomes da lista do PS à Câmara de Barcelos.

A confirmação surge “na sequência de reuniões que houve com os presidentes da concelhia, distrital e dirigentes nacionais”, salienta Joaquim Barreto, em declarações à Rádio Barcelos. “A distrital apresentou a proposta e a nacional deu o aval”, acrescenta.

Já na manhã desta quarta-feira, a Federação enviou mensagem aos militantes socialistas a dar conta da escolha.

Horácio barra e alexandre maciel confirmados na lista do ps à câmara de barcelos
Mensagem enviada pela Federação Distrital de Braga

Recorde-se que, como O MINHO noticiou, a Federação Distrital de Braga do PS avocou o processo de designação dos candidatos autárquicos no concelho de Barcelos, para fazer “convergir vontades” e “dirimir divergências”.

Joaquim Barreto disse, na altura, que apresentara à direção nacional a proposta de Horácio Barra como número um e Alexandre Maciel como número dois. “O Alexandre Maciel já disse que aceita, da outra parte é que está um bocado mais difícil”, referiu.

Entretanto, os restantes nomes da lista ainda estão a ser discutidos e prometem não ser pacíficos, devido às feridas internas do partido que sofreu uma cisão a nível local em 2016, quando o presidente da Câmara, Miguel Costa Gomes, tirou os pelouros ao seu vice-presidente Domingos Pereira, que fundou o movimento independente Barcelos, Terra de Futuro.

Alexandre Maciel ficou sem pelouros nessa altura, tendo abdicado em solidariedade com Domingos Pereira, mas manteve-se sempre no partido.

Agora, o objetivo é encontrar uma lista que integra as diferentes fações.

“Estamos a trabalhar em diálogo com o sr. presidente da concelhia [Miguel Costa Gomes, também presidente da Câmara] e não só para que tudo decorra num ambiente de diálogo e consenso”, aponta Joaquim Barreto.

A Câmara de Barcelos é liderada, desde 2009, pelo socialista Miguel Costa Gomes, que agora não se pode recandidatar, por força da lei de limitação de mandatos.

A Câmara de Barcelos conta atualmente com cinco eleitos do PS, quatro da coligação PSD/CDS e dois do movimento independente Barcelos, Terra de Futuro.

Mário Constantino, atual vereador no executivo municipal, foi já anunciado como o cabeça-de-lista do PSD à Câmara de Barcelos nas próximas autárquicas, que, segundo a lei, decorrem entre setembro e outubro, mas ainda não têm data marcada.

Notícia atualizada às 13h23 com informação de mensagem enviada aos militantes.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Falha de energia estraga mais de três mil vacinas em famalicão

Falha de energia estraga mais de três mil vacinas em Famalicão

Próximo Artigo
Cinemas devem ter apoio superior a 40% das rendas até final do ano

Cinemas devem ter apoio superior a 40% das rendas até final do ano

Artigos Relacionados