Seguir o O MINHO

Barcelos

Horácio Barra e Alexandre Maciel confirmados na lista do PS à Câmara de Barcelos

Eleições autárquicas

em

Foto: DR

Horácio Barra e Alexandre Maciel vão ser, respetivamente, os dois primeiros nomes da lista do PS à Câmara de Barcelos.

A confirmação surge “na sequência de reuniões que houve com os presidentes da concelhia, distrital e dirigentes nacionais”, salienta Joaquim Barreto, em declarações à Rádio Barcelos. “A distrital apresentou a proposta e a nacional deu o aval”, acrescenta.

Já na manhã desta quarta-feira, a Federação enviou mensagem aos militantes socialistas a dar conta da escolha.

Mensagem enviada pela Federação Distrital de Braga

Recorde-se que, como O MINHO noticiou, a Federação Distrital de Braga do PS avocou o processo de designação dos candidatos autárquicos no concelho de Barcelos, para fazer “convergir vontades” e “dirimir divergências”.

Joaquim Barreto disse, na altura, que apresentara à direção nacional a proposta de Horácio Barra como número um e Alexandre Maciel como número dois. “O Alexandre Maciel já disse que aceita, da outra parte é que está um bocado mais difícil”, referiu.

Entretanto, os restantes nomes da lista ainda estão a ser discutidos e prometem não ser pacíficos, devido às feridas internas do partido que sofreu uma cisão a nível local em 2016, quando o presidente da Câmara, Miguel Costa Gomes, tirou os pelouros ao seu vice-presidente Domingos Pereira, que fundou o movimento independente Barcelos, Terra de Futuro.

Alexandre Maciel ficou sem pelouros nessa altura, tendo abdicado em solidariedade com Domingos Pereira, mas manteve-se sempre no partido.

Agora, o objetivo é encontrar uma lista que integra as diferentes fações.

“Estamos a trabalhar em diálogo com o sr. presidente da concelhia [Miguel Costa Gomes, também presidente da Câmara] e não só para que tudo decorra num ambiente de diálogo e consenso”, aponta Joaquim Barreto.

A Câmara de Barcelos é liderada, desde 2009, pelo socialista Miguel Costa Gomes, que agora não se pode recandidatar, por força da lei de limitação de mandatos.

A Câmara de Barcelos conta atualmente com cinco eleitos do PS, quatro da coligação PSD/CDS e dois do movimento independente Barcelos, Terra de Futuro.

Mário Constantino, atual vereador no executivo municipal, foi já anunciado como o cabeça-de-lista do PSD à Câmara de Barcelos nas próximas autárquicas, que, segundo a lei, decorrem entre setembro e outubro, mas ainda não têm data marcada.

Notícia atualizada às 13h23 com informação de mensagem enviada aos militantes.

Populares