A Câmara de Guimarães está a projetar duas ligações às futuras estações de Alta Velocidade de Braga e Porto, foi hoje revelado.
Um dos projetos é a criação criação de um canal dedicado que permita a ligação da cidade ao Norte do concelho, mais propriamente à vila das Taipas, por Metrobus (BRT) ou Metro Ligeiro de Superfície.
BRT até às Taipas
A ideia passa é criar uma posterior interconexão com o sistema de transportes de Braga, para ligação à futura estação ferroviária de Alta Velocidade. A 1.ª fase desta ligação, em projeto, é a ligação cidade-Fermentões-Ponte-Taipas.
Mais do que uma ligação à Alta Velocidade, Domingos Bragança diz, citado em comunicado, que esta infraestrutura de mobilidade “permitirá um transporte de passageiros fiável e rápido, sem os constrangimentos de trânsito automóvel, que virá alterar a forma como as pessoas se deslocam entre o Norte do concelho e a cidade”.
Como já afirmado pelo presidente da Câmara, para que esta ligação seja possível – o Fundo Ambiental disponibilizou um milhão de euros para os estudos tendentes à sua realização –, é fundamental a construção da via do Avepark, via que o edil já rebatizou de “circular do Norte do concelho”, uma vez que, além de servir o Centro de Ciência e Tecnologia, servirá igualmente o conjunto de freguesias que se encontram ao longo do traçado previsto, permitindo a construção da via dedicada na atual EN 101.
Duplicação da linha férrea para o Porto
O segundo objetivo é a conclusão da 1.ª fase da ampliação do canal ferroviário entre Guimarães e Porto para via dupla, com a instalação do Serviço Municipal Ferroviário da cidade a Lordelo.
Trata-se de um serviço de transporte de passageiros entre a cidade e o Sul do concelho, “aproveitando os cerca de 80% de inutilização atual, e beneficiando da construção de dupla faixa em pontos determinados pela necessidade do cruzamento das locomotivas”.
Está é uma solução que Domingos Bragança disse “ser do acordo da Infraestruturas de Portugal”, entidade que tutela a rede ferroviária, e ainda da CP, que opera a ligação entre Guimarães e Porto.
Autarquia quer gerir estações
Para tal, a autarquia ficará com a posse e gestão das atuais estações e apeadeiros, podendo reabilitá-los ou construir novos, sempre que tal se justifique.
Esta solução, para o presidente da Câmara, permitirá garantir um transporte ferroviário municipal, regular e fiável, entre Guimarães e a vila de Lordelo, funcionando como Metro de Superfície Urbano, e abrirá portas para a primeira fase do alargamento total da linha, para via dupla, “fundamental e muito necessária, e que permitirá melhorar a ligação ferroviária existente, mas ineficiente, nos dias de hoje, à Alta Velocidade, desta feita através do Porto”.
Complementarmente, a EN105, que liga Guimarães a Lordelo, beneficiará de zonas próprias para entrada e saída de passageiros do transporte rodoviário, de forma a “mitigar os constrangimentos que atualmente decorrem da paragem dos veículos de transporte coletivo na faixa de rodagem, e dos projetos de obras estruturantes na Rodovia/Salgueiral e Nespereira/Urbanização do Pedral”.
O projeto de alta velocidade Lisboa-Porto, com um custo estimado de cerca de 4,5 mil milhões de euros, prevê uma ligação entre as duas cidades numa hora e 15 minutos, com paragem possível em Leiria, Coimbra, Aveiro e Gaia.
Paralelamente, está também a desenvolver-se a ligação Porto-Vigo, dependente da articulação com Espanha, com nova ligação ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro e troço Braga-Valença.