Seguir o O MINHO

Guimarães

Guimarães ganha novo espaço verde (na vila de São Torcato)

Lazer

em

Foto: Divulgação / CM Guimarães

O concelho de Guimarães passa a contar com um novo parque, inaugurado no sábado na vila de São Torcato. Está equipado com parque infantil, circuito pedonal, máquinas de manutenção, arborização, palco para atividades culturais, mesas e bancos de jardim e ainda churrasqueiras.


Durante a cerimónia de inauguração, o presidente da Câmara, Domingos Bragança, destacou o “processo de democracia participativa” no território através do programa do Orçamento Participativo.

Foi através desse programa que nasceu a ideia do Parque de Lazer da Corredoura, em São Torcato, no âmbito de uma proposta apresentada pelo cidadão Filipe Santos, a quem o autarca agradeceu publicamente “a sua entrega a este projeto”.

Foto: Divulgação / CM Guimarães

“O Orçamento Participativo foi uma ideia feliz da Câmara porque envolve os cidadãos na participação ativa com a apresentação e eleição dos seus contributos e propostas. Este parque de lazer está bem estruturado, mas reconhecemos que nunca é uma obra acabada porque há sempre algo a acrescentar”, salientou Domingos Bragança.

O presidente da Junta, Alberto Martins, confessou ser um “utilizador frequente” do novo parque e realçou que “esta é mais uma valência para a vila de São Torcato”.

O proponente do projeto, Filipe Santos, fez questão de “agradecer a todas as pessoas que votaram nesta ideia”, mostrando-se orgulhoso pela conclusão.

A Junta de Freguesia de São Torcato apresentou ainda o projeto “Juntar São Torcato”, que resulta de uma candidatura ao Fundo Ambiental para a promoção da economia circular, através da recolha e cedência de bens adaptativos, geriátricos e de puericultura para servir a população. Estas iniciativas fazem parte do programa das comemorações dos 25 anos da elevação de São Torcato a vila.

Anúncio

Ave

Jovem de 19 anos ferida em colisão em Guimarães

Acidente

em

Foto: Patrícia Silva

Uma jovem de 19 anos ficou ferida na sequência de uma colisão entre dois automóveis, na manhã desta segunda-feira, em Vila Nova de Sande, Guimarães.

A vítima foi transportada para o hospital de Guimarães com ferimentos ligeiros.

O alerta foi dado às 09:29.

Os Bombeiros Voluntárias de Caldas das Taipas prestaram socorro com dois operacionais e uma viatura.

A GNR registou a ocorrência.

Continuar a ler

Guimarães

Mulher encontrada cadáver e em estado de decomposição em Guimarães

Óbito

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

O cadáver de uma mulher de 81 anos foi encontrado em estado de decomposição dentro de uma habitação, esta tarde de domingo, na cidade de Guimarães.

Ao que apurou O MINHO, a mulher estaria há, pelo menos, mais de 24 horas em estado de óbito dentro da residência situada na Rua Alexandre Herculano, em Azurém.

Desconhece-se os motivos do óbito mas tudo indica que tenha sido acometida de uma doença súbita.

O alerta foi dado para a PSP de Guimarães que solicitou a presença dos bombeiros.

No local esteve a PSP e quatro elementos dos Bombeiros de Guimarães com duas viaturas.

O corpo da vítima foi transportado para o gabinete médico-legal do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães.

Desconhece-se se a vítima morava sozinha.

Continuar a ler

Guimarães

Jovem de 21 anos gravemente ferido em despiste de mota em Guimarães

Acidente

em

Foto: DR

Um jovem de 21 anos sofreu ferimentos graves na sequência de um despiste de motociclo, ao início da madrugada deste sábado, em Caldelas, concelho de Guimarães.

A vítima foi assistida no local pelos Bombeiros das Taipas e pela equipa médica da VMER de Guimarães, sendo considerado um ferido “grave”.

Foi transportado para o Hospital de Braga.

A GNR das Taipas registou a ocorrência.

O alerta foi dado às 23:16.

Continuar a ler

Populares