Seguir o O MINHO

Futebol

Gil Vicente regressa às derrotas

Em Alvalade

em

O Gil Vicente perdeu hoje com o Sporting, por 2-1, no jogo de encerramento da 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.


Um golo do médio brasileiro Wendel na primeira parte e outro de Gonzalo Plata logo a abrir o segundo tempo sentenciaram uma inédita sequência de quatro triunfos consecutivos para os ‘leões’ no campeonato, que reforçaram assim o terceiro lugar na prova, agora com cinco pontos de vantagem sobre o Sporting de Braga e somente a nove do ‘vice’ Benfica, quando restam cinco partidas por disputar.

Apesar de mais uma vitória segura sob o comando do treinador Rúben Amorim – que se mantém invicto de verde e branco, com cinco vitórias e um empate -, o Sporting encontrou hoje pela frente uma boa réplica do Gil Vicente. O emblema de Barcelos mostrou sagacidade e personalidade em Alvalade e ameaçou por várias vezes a baliza de Luís Maximiano, cuja atenção evitou males maiores para os anfitriões.

Sem contar com o extremo Jovane Cabral – figura de proa da equipa nos últimos encontros – por motivos físicos, o Sporting apostou em Rafael Camacho para o seu lugar. De resto, estrutura e identidade iguais a si mesmas e que se começam a consolidar em Alvalade, redundando numa entrada confiante e assertiva em campo, mas à qual se contrapôs com inusitado à-vontade um Gil Vicente ambicioso na procura da baliza ‘leonina’.

Entre a natural maior iniciativa por parte do Sporting e o atrevimento dos ‘gilistas’, sempre à procura de bolas rápidas para as costas da defesa verde e branca, os ‘leões’ acabam por chegar ao 1-0 logo numa das primeiras ocasiões, depois de ameaças por Ristovski e Coates. Uma boa jogada de Plata pela direita levou a um corte incompleto de João Afonso, ao qual Wendel respondeu com um remate de primeira, que ainda desviou no defesa e traiu o guardião Denis.

O conjunto de Vítor Oliveira não se deixou abater pelo primeiro golpe infligido pelo Sporting e até veio a colocar a bola na baliza ‘leonina’ aos 26 minutos, através de Sandro Lima, mas o lance foi anulado por fora de jogo. Poucos minutos depois, foi a vez de Luís Maximiano se aplicar a fundo para evitar o golo ‘gilista’ num remate forte de Baraye já dentro da área, impedindo que o Gil conseguisse o empate antes do intervalo.

E se o Gil Vicente deu uma boa resposta ao tento inaugural do Sporting, o segundo tempo trouxe outro duro revés para os ‘minhotos’, com o 2-0 para o conjunto de Alvalade. Depois de uma dupla ameaça de Wendel, aos 47, Plata assinou mesmo o segundo golo dos ‘leões’ aos 49, na sequência de um passe totalmente falhado por Claude Gonçalves, que caiu numa ‘terra de ninguém’, onde o equatoriano foi o mais rápido a chegar e superou a oposição de Denis.

A jovem equipa de Rúben Amorim mostrou-se mais tranquila, mas não encontrou mais o caminho do golo. Sem resolver as contas da partida, o Sporting deu esperança ao Gil Vicente, que nunca deixou de acreditar na sorte e acabou por ser premiado com o ‘tento de honra’ aos 90, numa grande penalidade concretizada por Rúben Ribeiro. Depois, já só houve tempo para as estreias de Tiago Tomás e Joelson Fernandes na equipa ‘leonina’ e para o apito final de Rui Oliveira.

Com o resultado de hoje, o Gil, que regressa às derrotas, está em 11.º, com 33, seis acima da zona de despromoção.

O Sporting soma 55 pontos no terceiro lugar, com cinco de vantagem sobre o SC Braga e a nove de distância do Benfica.

Ficha de Jogo

Jogo realizado no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Sporting – Gil Vicente, 2-1.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Wendel, 21 minutos.

2-0, Gonzalo Plata, 49.

2-1, Rúben Ribeiro, 90 (grande penalidade).

Equipas:

– Sporting: Luís Maximiano, Eduardo Quaresma, Coates, Borja, Ristovski, Matheus Nunes (Tiago Tomás, 81), Wendel (Battaglia, 81), Nuno Mendes, Rafael Camacho (Doumbia, 69), Gonzalo Plata e Soprar (Joelson Fernandes, 90+1).

(Suplentes: Renan Ribeiro, Ilori, Luís Neto, Battaglia, Miguel Luís, Tiago Tomás, Pedro Mendes, Joelson Fernandes e Doumbia).

Treinador: Rúben Amorim.

– Gil Vicente: Denis, Claude Gonçalves, Ygor Nogueira, Rodrigo, Ruben Fernandes, João Afonso (Kraev, 79), William Soares, Rúben Ribeiro, Baraye (Samuel Lino, 63), Lourency Rodrigues (Naidji, 87) e Sandro Lima (Hugo Vieira, 87).

(Suplentes: Bruno, Alex Pinto, Naidji, Hugo Vieira, Vítor Carvalho, Edwin Vente, Kraev, Samuel Lino e Ahmed Isaiah).

Treinador: Vítor Oliveira.

Árbitro: Rui Oliveira (Porto).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Samuel Lino (75) e Ygor Nogueira (90+2).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.

Anúncio

Futebol

Gil Vicente contrata avançado ao Wolverhampton

Futebol

em

Foto: DR (Arquivo)

O avançado português Boubacar Hanne assinou por três temporadas com o Gil Vicente, abandonando a equipa sub-23 dos ingleses do Wolverhampton, anunciou hoje o clube da I Liga de futebol.

“O futuro é agora. Boubacar Hanne junta-se aos gilistas unidos!”, lê-se numa nota publicada pela formação de Barcelos nas redes sociais.

O extremo, de 21 anos, formou-se em Paços de Ferreira e integrou os quadros do Wolverhampton nas últimas três épocas – tendo evoluído um ano ao serviço dos espanhóis do Jumilla -, mas sem nunca se estrear pela formação de Nuno Espírito Santo.

Boubacar Hanne é o terceiro reforço anunciado pelos minhotos, que oficializaram na quinta-feira a chegada dos médios Antoine Léautey, recrutado aos franceses do Chamois Niortais, e Kanya Fujimoto, emprestado pelos japoneses do Tokyo Verdy.

O Gil Vicente oficializou o treinador Rui Almeida como sucessor de Vítor Oliveira, que conduziu os ‘galos’ a uma campanha tranquila na I Liga em 2019/20, culminada na 10.ª posição, com 43 pontos, 10 acima da zona de despromoção, numa época marcada pelo regresso administrativo à elite, a partir do Campeonato de Portugal, após o ‘caso Mateus’.

Continuar a ler

Futebol

Liga dos Campeões retomada 149 dias depois, com Lisboa no ‘horizonte’

Futebol

em

Foto: Twitter / UEFA

A Liga dos Campeões de futebol é hoje retomada, quase cinco meses depois da suspensão, devido à pandemia de covid-19, com Juventus, Lyon, Manchester City e Real Madrid a lutarem por duas vagas na fase final, em Lisboa.

Suspensa logo depois do jogo Leipzig-Tottenham, disputado em 11 de março, a prova ‘milionária’ está de regresso ao fim de 149 dias de ausência, com dois jogos da segunda mão dos ‘oitavos’: Juventus-Lyon e Manchester City-Real Madrid, ambos às 20:00 (hora de Lisboa).

Recém-consagrada campeã italiana pelo nono ano seguido, a Juventus, do português Cristiano Ronaldo, entra em desvantagem no duelo, depois de Lucas Tousart ter anotado o único tento da vitória da formação francesa, por 1-0, em 26 de fevereiro.

Nesse mesmo dia, o Manchester City, dos portugueses Bernardo Silva e João Cancelo, bateu por 2-1 o Real Madrid, com Kevin de Bruyne e Gabriel Jesus a darem a volta ao golo inaugural de Isco.

Os vencedores destas duas eliminatórias vão defrontar-se nos quartos de final da Liga dos Campeões, em 15 de agosto, no Estádio de Alvalade, que vai acolher os jogos da fase final da prova, juntamente com o Estádio da Luz.

Na inédita ‘final a oito’ da principal competição europeia de clubes estão já Atalanta, Leipzig, Atlético de Madrid e Paris Saint-Germain, que superaram Valência, Tottenham, o campeão europeu Liverpool e o Borussia Dortmund, respetivamente, nos oitavos de final.

No sábado, ficará definido todo o quadro dos quartos de final, depois dos encontros Bayern de Munique-Chelsea (3-0, na primeira mão) e FC Barcelona-Nápoles (1-1).

Continuar a ler

Futebol

Famalicão contrata jovem defesa central ao Benfica

Futebol

em

Foto: SL Benfica (Arquivo)

O Famalicão contratou o jovem defesa central Alexandre Penetra, internacional por Portugal nas categorias de sub-15, sub-16 e sub-18, anunciou hoje o clube da I Liga de futebol.

“É muito prestigiante iniciar o meu trajeto enquanto sénior no FC Famalicão. É reconhecidamente uma equipa que disponibiliza todas as condições para os jovens jogadores se valorizarem no futebol português”, regozijou-se o futebolista, de 18 anos.

O atleta, que se revelou “ansioso” para poder iniciar os trabalhos no seu novo clube, desvinculou-se do Benfica, cujos escalões jovens tinha representado nas últimas seis épocas.

Alexandre Penetra começou a carreira na Escola de Futebol os Pestinhas, depois representou a Casa do Benfica de Viseu e daí transferiu-se para as ‘águias’.

Continuar a ler

Populares